Voz da Igreja

Dom Antônio Muniz

21/08/2017 12h33

A Solenidade da Mãe dos Prazeres às portas do mês da Bíblia

Na Festa deste ano de 2017 fomos convidados a vivenciar a família como célula viva da sociedade. Instrumento de edificação na construção de um novo modelo de família alicerçada nos princípios cristãos.

Ao refletirmos o Sacramento do Matrimônio, entendemos a importância da família na edificação de uma sociedade mais justa, arraigada nos princípios e valores cristãos e fortalecida na força da Palavra. Aqui tendo como fonte inspiradora a Sagrada Escritura.

O papel de Maria como exemplo de Mãe e Mestra nos convida a assumirmos, como família cristã, essa fidelidade de amor, buscando na família de Nazaré o discernimento para prosseguirmos nossa caminhada missionária.

Nazaré aqui se torna não ponto de chegada, mas, o ponto de saída, nos estimulando a prosseguirmos nesta missão, certos de que incansavelmente defenderemos os seus princípios e valores.

A Bíblia é palavra de Deus revelada. Segundo São Gerônimo precisamos amá-la e respeitá-la: “Ignorar a Escritura, é ignorar o próprio Cristo”. Por essa razão, a Igreja deseja, neste mês, recordar a importância da Bíblia, Palavra de Deus revelada, que é um dos textos mais importantes do mundo humanamente falando e, para nós cristãos, é a luz que conduz nossos passos. Suas inúmeras traduções para os mais diversos idiomas e dialetos são enormes. A sua difusão e estudo nos mais diversos países e culturas demonstra a sua força de comunicação.

Para nós, católicos apostólicos romanos, Cristo é o Verbo, a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós. A Sagrada Escritura e a Tradição nos fazem uma promessa de vida humanizada na pessoa de Jesus. Precisamos desta Palavra de Salvação, pois não podemos viver plenamente sem conhecer verdadeiramente a Deus.

A Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos ela se apresenta como uma unidade perfeita. E também entre seus diversos autores, mesmo que não tenham se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminadas pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia.

Ela contém diversas formas literárias, história, biografias, poemas, provérbios, frases, cartas, leis, instruções e outras inúmeras manifestações literárias do ser humano. Escreveram com a cultura humana, porém inspirados por Deus. Devemos nos perguntar sobre a importância da leitura e do estudo da Bíblia hoje. Ela nos traz respostas para inúmeras perguntas que o ser humano se faz, como: qual o sentido da vida? Como faço para alcançar a felicidade? Por que é tão difícil ser bom? Por que há tanto mal no mundo? Ela nos traz a história da nossa salvação!

Em suas páginas e livros encontramos os caminhos para as respostas a todas essas indagações, que são absolutamente naturais em nossa vida. Em suas páginas podemos encontrar essa fidelidade do Senhor, que nos traz alívio para o inconstante da vida hodierna, a futilidade que querem impor na vida do ser humano.

É essencial que saibamos, pois, reconhecer a vontade de Deus sobre nossa existência. A proposta do texto sagrado e interpretado pelo magistério da Igreja é justamente essa: explicitar a vontade Deus sobre o homem. Na Bíblia, Deus nos revela através de palavras e de acontecimentos intimamente entrelaçados, de tal sorte que as obras ajudam a manifestar e confirmar os ensinamentos e realidades significadas pelas palavras; e estas, por sua vez, proclamam as obras e elucidam o mistério nelas contido. E Deus se serve de autores humanos, por Ele inspirados e de linguagem humana e até dos gêneros literários usados em cada época para nos manifestar a sua verdade. É o que São João Crisóstomo chamou de “Divina Condescendência”. Deus desce até nós. Fica perto de nós.

Como Igreja de Maceió, incentivo os círculos bíblicos nas Paróquias, permitindo aos nossos agentes de pastoral um conhecimento amplo da Escritura. Peçamos que a Palavra de Deus nos ajude neste mês a nos familiarizarmos sempre mais com o texto sagrado, não só pela leitura que deles se faz na liturgia, mas em nossas leituras e meditações pessoais. E seria muito importante nos lembrarmos de que o Espírito não só inspirou os autores sagrados para que escrevessem os livros, mas continua de algum modo misterioso a inspirar a Igreja e os fiéis, quando lemos a Escritura interiorizando em nossas vidas esta palavra transformadora.