Voz da Igreja

Dom Antônio Muniz

06/02/2017 11h54

A necessidade da Palavra de Deus

Meditando esses dias a Escritura Sagrada aqui na Europa, aproveitando as merecidas férias, sentindo o frio e vendo a neve, imaginei: Quanta necessidade temos de sempre buscarmos na Palavra de Deus revelada aos homens, o alimento substancial da nossa fé. Segundo São Gerônimo precisamos amá-la e respeitá-la: “Ignorar a Escritura, é ignorar o próprio Cristo”. Por essa razão vamos recordar a importância da Bíblia, Palavra de Deus revelada, que é um dos textos mais importantes do mundo humanamente falando e, para nós cristãos, é a luz que conduz nossos passos. Suas inúmeras traduções para os mais diversos idiomas e dialetos são enormes. A sua difusão e estudo nos mais diversos países e culturas demonstra a sua força de comunicação.

Para nós, católicos apostólicos romanos, Cristo é o Verbo, a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós. A Sagrada Escritura e a Tradição nos fazem uma promessa de vida humanizada na pessoa de Jesus. Precisamos desta Palavra de Salvação, pois não podemos viver plenamente sem conhecer verdadeiramente a Deus.

A Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos ela se apresenta como uma unidade perfeita, e também entre seus diversos autores, mesmo que não tenham se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminadas pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia.

Ela contém diversas formas literárias, história, biografias, poemas, provérbios, frases, cartas, leis, instruções e outras inúmeras manifestações literárias do ser humano. Escreveram com a cultura humana, porém inspirados por Deus. Devemos nos perguntar sobre a importância da leitura e do estudo da Bíblia hoje. Ela nos traz respostas para inúmeras perguntas que o ser humano se faz, como: qual o sentido da vida? Como faço para alcançar a felicidade? Por que é tão difícil ser bom? Por que há tanto mal no mundo? Ela nos traz a história da nossa salvação!

Em suas páginas e livros encontramos os caminhos para as respostas a todas essas indagações, que são absolutamente naturais em nossa vida. Em suas páginas podemos encontrar essa fidelidade do Senhor, que nos traz alívio para o inconstante da vida hodierna, a futilidade que querem impor na vida do ser humano.

É essencial que saibamos, pois, reconhecer a vontade de Deus sobre nossa existência. A proposta do texto sagrado e interpretado pelo magistério da Igreja é justamente essa: explicitar a vontade de Deus sobre o homem. Na Bíblia, Deus nos revela através de palavras e de acontecimentos intimamente entrelaçados, de tal sorte que as obras ajudam a manifestar e confirmar os ensinamentos e realidades significadas pelas palavras; e estas, por sua vez, proclamam as obras e elucidam o mistério nelas contido. E Deus se serve de autores humanos, por Ele inspirados e de linguagem humana e até dos gêneros literários usados em cada época para nos manifestar a sua verdade. É o que São João Crisóstomo chamou de “Divina Condescendência”. Deus desce até nós. Fica perto de nós.

Como Igreja de Maceió, incentivo os círculos bíblicos nas Paróquias, permitindo aos nossos agentes de pastoral um conhecimento amplo da Escritura. Como cresceríamos se os nossos movimentos e Associações religiosas se empenhassem nos estudos bíblicos, capacitando novos agentes de pastoral e não meros grupos de rubricistas da liturgia. Peçamos que a Palavra de Deus nos incentive, nos familiarizando sempre mais com o texto Sagrado, não só pela leitura que deles se faz na liturgia, mas em nossas leituras e meditações pessoais. E seria muito importante nos lembrarmos de que o Espírito não só inspirou os autores sagrados para que escrevessem os livros, mas continua de algum modo misterioso a inspirar a Igreja e os fiéis, quando lemos a Escritura interiorizando em nossas vidas esta Palavra Transformadora.