Notícias / Regional Nordeste 2

05/06/2013 21h12

Movimento dos Focolares promove ‘Mariápolis’ em Garanhuns-PE e conta com 900 participantes de AL e PE

Encontro propôs colocar em prática o amor fraterno e teve como tema: “que ninguém passe em vão ao nosso lado”.

Comunicação Focolares Maceió

De 30 de maio a 02 de junho aconteceu a Mariápolis, um encontro de 04 dias que, como o próprio nome sugere, propõe reviver uma cidade de Maria, onde a lei maior é o amor fraterno. O evento, organizado pelos Focolares, comemorou 50 anos de existência no Brasil e realizou-se na cidade de Garanhuns, Pernambuco, atraindo cerca de 900 pessoas, entre jovens e adultos.

Através de momentos de reflexão, palestras, canções, apresentações artísticas, dinâmicas, convivência, mini-fóruns sobre temas contemporâneos, entretenimento, compartilhamento de experiências vividas à luz do Evangelho e encontros de grupos, procurou-se difundir o carisma da Unidade do Movimento dos Focolares, que tem como meta colocar em prática as palavras de Jesus: “Pai, que todos sejam Um” (Jo 17, 21).

O tema principal da Mariápolis, “que ninguém passe em vão ao nosso lado”, ressaltava a importância de amar a cada irmão que passa por nós durante o dia, seja através de um sorriso, de uma palavra de conforto, de um silêncio acolhedor ou de um ato de amor concreto.

O evento ainda contou com a presença de personalidades civis e religiosas, como o prefeito de Garanhuns Izaías Régis e o Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, além de Dom Dino (Bispo da Diocese de Caruaru) e outros párocos e diáconos dos municípios, entre eles o Padre Aloísio da paróquia Menino Jesus de Praga - Pinheiro.

Missa e procissão da Festa de Corpus Christi
Os mariapolitas, como são chamados aqueles os que vivenciam a Mariápolis, participaram da programação da Festa de Corpus Christi da Diocese de Garanhuns na última quinta-feira (30). Houve uma missa campal na Igreja de São Sebastião, presidida por Dom Fernando Guimarães e, em seguida, a tradicional procissão dos tapetes coloridos em direção à Catedral de Santo Antônio, onde houve a benção final. Ao todo, eram aproximadamente 3.000 fieis que, mesmo sob clima chuvoso, testemunharam a fé pelas ruas da cidade.

Jovens e a Fazenda da Esperança
Os 300 jovens presentes na Mariápolis ficaram hospedados na Fazenda da Esperança, localizada a 30 km de Garanhuns. Foram ricos momentos de troca de experiências e convivência, baseados no amor cristão entre eles e os internos da Fazenda da Esperança. Clara Maria Costa, uma jovem de Recife que participou da Mariápolis, disse: “Chegamos com pensamentos, idéias e propósitos diferentes... mas saímos dali com a mesma certeza: ‘Somente o Amor constrói’”. Todas as noites havia uma programação voltada para os jovens na Fazenda, como momentos de reflexão e comunhão, luau, noite de talentos, quadrilha e reunião de grupos. “Vamos continuar levando essa certeza de que o amor pode mudar a sociedade, para onde formos! Realmente vale a pena viver por um grande Ideal”, conclui Clara Maria.