Notícias / Regional Nordeste 2

14/12/2012 18h32

Inscrições abertas para a Escola Regional de Animação Bíblico-Catequética do Regional NE2

O novo programa de formação foi dividido em quatro módulos

Da Redação

Foi anunciado na reunião última reunião de novembro, na Sede da CNBB, no Recife, o início da nossa Escola Bíblico-Catequética Regional Nordeste II, IRMÃ IGARA LEMOS GIBSON (Ir VISITATIO), em janeiro de 2013.
A Escola é mais um passo no caminho da formação daqueles que em nome da Igreja exercem a missão singular de catequistas nas dioceses do regional NE2.
O novo programa de formação foi dividido em quatro módulos, e está em sintonia com o que outros regionais que estão aplicando o mesmo conteúdo formativo.
A Comissão pretende contar com a adesão de todas as dioceses neste início de atividades, na preparação de novos formadores de catequistas, além de membros das coordenações diocesanas de catequese.

Módulos:
1. Módulo Querigma: Eixo bíblico-catequético
2. Módulo Catecumenato: Eixo teológico-catequético
3. Módulo iluminação: Eixo metodológico-catequético
4. Módulo mistagogia: Eixo litúrgico catequético

Os módulos serão trabalhados sempre janeiro e julho, durante 02 anos, num total de 120h/a, e a cada etapa o catequista que participar dos módulos de formação deverá realizar atividades de pesquisa, aprofundamento de estudo em suas dioceses, totalizando a carga horária do curso de 150h/a. As atividades também servirão para a avaliação em cada disciplina, em que o aluno deverá obter igual ou superior a 7,0 (sete). Os trabalhos serão orientados pelos professores de cada disciplina.

Data: 10, 11, 12 e 13 de janeiro 2013
Local: Convento Ipuarana (Lagoa Seca-PB) 15km de Campina Grande-PB

Disciplinas:
MÓDULO QUERIGMA: EIXO BÍBLICO-CATEQUÉTICO
Aula Inaugural: Formação de Catequistas para Iniciação à Vida Cristã

Disciplinas:
- Introdução à Sagrada Escritura
- Caminhos de Interpretação da Palavra
- Jesus Cristo: Cartas Paulinas
- Jesus Cristo: Escritos Joaninos

Professores:
Pe. Elison Silva dos Santos – Arquidiocese de Maceió
Pe. Jorge Ivan – Arquidiocese da Paraíba
Diác. Edmar – Arquidiocese de Natal
Prof. Luiz Carlos –Arquidiocese de Maceió

I - OBJETIVO GERAL
Proporcionar formação para formadores de catequistas, ou candidatos a formadores em vista a uma Catequese de Inspiração Catecumenal.

II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Preparar catequistas-formadores missionários de Jesus Cristo, para que testemunhem com suas vidas a adesão ao projeto do Reino.
2. Oportunizar aos catequistas-formadores condições para comunicar eficazmente a Mensagem de Jesus Cristo, sua Pessoa, pedagogia, método e metas, contribuindo na formação de novos formadores.
3. Habilitar catequistas-formadores para planejar, executar e avaliar projetos de Iniciação Cristã em suas dioceses, segundo as diretrizes propostas pelo Regional Nordeste II.

PRÉ-REQUISITOS
Os candidatos devem destacar-se pelo senso eclesial e pela vida cristã, possuir uma preparação especifica para essa tarefa e ter uma experiência pessoal no serviço da Catequese. Os candidatos devem ser enviados pelas dioceses, tendo já realizado a formação paroquial e diocesana.

NÚMERO DE VAGAS
Cada diocese terá assegurada até cinco (5) vagas.

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
A duração da escola é de dois anos, com uma carga horária total de 150 horas, sendo 120 horas presenciais e 30 horas em atividades práticas nas dioceses de origem.

V - PERÍODO DE REALIZAÇÃO E PERIODICIDADE
A Escola Regional Bíblico-Catequética irá desenvolver atividades presenciais em quatro módulos, com início às 14h da quinta-feira e término às 12h do domingo. Os módulos serão oferecidos nas seguintes períodos:
Módulo I: janeiro de 2013
Módulo II: junho de 2013
Módulo III: janeiro de 2014
Módulo IV: julho de 2014

Hospedagem: R$ 180,00 (Cento e oitenta reais)
Taxa do Curso: R$ 40,00 (Quarenta reais)
Total: R$ 220,00, com direito a Hospedagem e as refeições café, almoço, jantar e três lanches.
As inscrições estão sendo feitas com as coordenações diocesanas de Animação Bíblico-Catequética.

Pe Elison Silva dos Santos
Coordenador da Comissão Regional Pastoral para