Notícias / Província

Diocese de Palmeira dos Índios sedia abertura da Campanha da Fraternidade 2015

Evento reuniu os 21 bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB

Pascom da Diocese de Palmeira dos Índios
Missa de Abertura da CF 2015 (Fotos: Pascom Palmeira dos Índios)

No sábado, dia 21 de fevereiro, aconteceu na cidade de Palmeira dos Índios a Abertura da Campanha da Fraternidade 2015.

Estiveram reunidos bispos, padres e uma grande porção do povo de Deus, de quatro estados (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), totalizando 21 dioceses.

O Ginásio Poliesportivo de Palmeira dos Índios ficou lotado e juntos bispos, padres, religiosos e leigos, vivenciaram a alegria de ter a Santa Eucaristia celebrada num momento muito especial.

Inicialmente, aconteceu a entrada das bandeiras e em seguida quatro apresentações, uma de cada estado do Regional Nordeste 02. Foram homenageados os mártires do Rio Grande do Norte, o Padre Ibiapina da Paraíba, Dom Hélder Câmara de Pernambuco e Frei Damião de Alagoas.

Após as apresentações, aconteceu a entrada das imagens dos padroeiros de dezenas de comunidades, destacando a religiosidade de um povo que tem na fé a força para vencer obstáculos como a seca, a falta de dinheiro e as injustiças sociais.

Iniciou-se então a Santa Missa, que foi presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife/PE e Presidente do Regional Nordeste 02 da CNBB e concelebrada pelos demais bispos do Regional.

A homilia foi feita pelo Bispo de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que destacou a importância da missão e da vivência real do Tema e do Lema da Campanha da Fraternidade 2015.

Antes da bênção final aconteceram outros momentos também importantes. Primeiro, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira/PB, Secretário do Regional Nordeste 2 da CNBB e Bispo referencial para as campanhas, apresentou os sacerdotes responsáveis pelas campanhas da CNBB em cada uma das 21 dioceses.

Num segundo momento, o Padre Wendel Assunção, Pároco da cidade de Paulo Jacinto e um dos organizadores do evento, discursou agradecendo e demonstrando sua alegria com todos momentos vivenciados na Abertura da CF 2015. Por último, a Diocese de Palmeira dos Índios prestou uma homenagem aos 21 bispos, presenteando-os com um belo quadro com o brasão de cada diocese.

Após a bênção final as caravanas retornaram felizes com a grandiosidade do evento. Segundo Maria Martins, paroquiana de Palmeira dos Índios, “foi uma missa muito linda. Fazia tempo que eu via algo tão organizado, tão emocionante. É a força da nossa Igreja que fortalece nossa fé e nos leva à missão.”

Fiéis dos quatro setores da Diocese de Palmeira dos Índios estavam presentes, além de representações das demais vinte dioceses do Regional Nordeste 02 da CNBB.