Notícias / Província

17/08/2012 11h30

Núncio Apostólico visita Diocese de Palmeira dos Índios por ocasião do seu Jubileu de Ouro

Representante do Papa se encontra com o clero e preside Celebração Eucarística de encerramento

Comunicação Diocese de Palmeira dos Índios
Dom Giovanni D’Aniello

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, realiza visita à Diocese de Palmeira dos Índios no próximo Domingo, 19, para as solenidades de encerramento no momento ápice de seu Jubileu Áureo. A presença do prelado significa um gesto de comunhão da Diocese com o Papa Bento XVI.

Nas atividades matutinas o representa papal conhecerá a Vila do Idoso às 10h, um trabalho de assistência social mantido pela Diocese. Logo mais se encontrará com todo o Clero para um momento de reflexão e direcionamentos.

Às 16h o prelado realiza a Bênção do Marco do Jubileu, seguida de Solene Concelebração Eucarística. O evento ainda conta às 19h30 com um Show Católico conduzido pela Banda Anjos de Resgate, grupo musical que possui 7 CDs e 2 DVDs gravados, já vendeu cerca de 1 milhão de cópias, conquistando 5 discos de ouro, 2 discos de platina, 1 disco de platina duplo e o primeiro DVD de ouro da história da música católica, tendo seu último álbum gravado em parceria com a Som Livre.

SOBRE O NÚNCIO APOSTÓLICO

Núncio Apostólico ou Núncio Papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé, não do Estado da Cidade do Vaticano, que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados e perante algumas organizações internacionais, como também diante da Igreja local. Costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Normalmente reside na Nunciatura Apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada. Em muitos países o Núncio Papal tem precedência protocolar sobre o resto dos embaixadores: é o decano do corpo diplomático.

O atual Núncio Papal no Brasil é Dom Giovanni d'Aniello, arcebispo católico nascido em Aversa, na Itália, no dia 5 de janeiro de 1955. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.

Foi nomeado núncio apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja. No dia 10 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou Núncio Apostólico em nosso País.

Para entrevistas:
Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios (9924-5399)
Diácono Jerônimo Pereira, um dos organizadores do evento (9955-4916)

Por Rodrigo Rios
Assessor de Imprensa 1037 Mte-AL