Notícias / Província

12/08/2012 23h54

Centro de Treinamento Diocesano é reinaugurado durante Jubileu em Palmeira dos Índios

Solenidade aconteceu após Celebração Eucarística

Texto: Diácono Rodrigo Rios | Fotos: Fernando
Centro de Treinamento é reinaugurado com presença de religiosos e autoridade civil

Nem mesmo a chuva impediu de acontecer a Celebração Eucarística no Centro de Treinamento Pio XII durante a tarde de hoje, em Palmeira dos Índios. Inicialmente iria ser realizada no espaço aberto da localidade, mas foi transferida para um dos auditórios, sendo a situação tratada até com humor por Dom Dulcênio Matos.

“Como na minha ordenação episcopal e em minha posse, a chuva sempre me acompanhou. De fato, ela se faz presente nos momentos mais alegres de minha vida”, relatava o bispo diocesano.

Acontecida como de costume, a Santa Missa teve seu prosseguimento com tranqüilidade. Ao explicar as Sagradas Escrituras, o prelado relembrou a escolha de seu lema episcopal retirado a partir do Evangelho sugerido pela Igreja para este dia. “O meu lema baseou-se em Jo 6,51 pois quis gerar vida para o mundo”, explicou. O epíscopo ainda fez uma relação com o Jubileu da Diocese dizendo que estamos colhendo nestes cinqüenta anos frutos por conta do milagre dov pão eucarístico.

Após a Celebração, deu-se início a solenidade de reinauguração do Centro de Treinamento. Para tanto, foram convidados para o descerramento da placa, o próprio bispo, a vice-prefeita Verônica Medeiros, o senhor Sebastião, motorista de Dom Dulcênio e um dos responsáveis pela reforma, e padres ali presentes.

Para o empreendimento da reforma foram conseguidas verbas de entidades do exterior, no valor de mais de quatrocentos mil reais. Adveniat, Kirche in not, Diocese de Colônia, na Alemanha e Conferência Episcopal Espanhola foram alguns dos benfeitores. Com iniciativas da Diocese de Palmeira, através de rifas e festivais de prêmios, mais de duzentos mil reais se somaram à receita da obra.

Antes da reinauguração, o complexo era um Colégio homômino pertencente aos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Mesmo com a excelente localização, a infra-estrutura estava totalmente deteriorada. Agora, conta com dois auditórios, banheiros reformados, Capela, cozinha, refeitório, móveis e eletrodomésticos novos, cantina, nove quartos, datashows, entre outros.

“Queríamos um lugar simples, mas aconchegante que demonstrasse o rosto de fé do povo católico de nossa Diocese”, concluiu o bispo.

Enviado por Osman e Auxiliadora às 10h54 do dia 14/08/2012

Que noticia maravilhosa a reinauguração do Centro de Treinamento Diocesano, temos lembranças boas deste Centro quando trabalhamos na implantação do ECC na Diocese de Palmeira do Indios, que Deus esteja sempre presente nas boas ações como esta, pois é muito importante um espaço pra Diocese desenvolver os trabalhos de evangelização.