Notícias / Província

12/08/2012 09h56

Danilo Santos Soares é ordenado diácono na Diocese de Penedo

Novas mudanças também foram anunciadas pelo Bispo

Texto: Diácono Rodrigo Rios | Fotos: Arquivo Pessoal de Hélio Oliveira
Danilo Santos entra para a ordem do Diaconato a partir da imposição das mãos e oração consecratória de Dom Valério

O seminarista Danilo Santos entra para a ordem do Diaconato a partir da Solenidade de consagração acontecida na última sexta, 10, na Paróquia de São José, em Arapiraca (AL). A Celebração Eucarística presidida por Dom Valério Breda, bispo da Diocese de Penedo, teve início às 19h30 com a presença de padres, diáconos, religiosos, seminaristas e demais povo de Deus.

A ordenação aconteceu no dia de São Lourenço, mártir conhecido universalmente por seu grande testemunho de fé como diácono. Isto serviu de base para a pregação de Dom Valério, ao qual contextualizou com o evangelho de São João sobre o grão de trigo que precisa morrer para produzir frutos. Considerada homilia profunda e teológica por vários presentes, o prelado ressaltou a função do diácono na Igreja. “Assim com São Lourenço, é necessário entregar a vida para exercer com radicalidade o tríplice múnus do diaconato: caridade, palavra e liturgia”, afirmou.

Profundamente emocionado durante a vestição dos paramentos e no discurso de agradecimento, o recém-ordenado afirmou em sua fala a necessidade de esvaziar-se de si para bem exercer o ministério por ele abraçado. “Assim como Cristo despojou-se de si, esvaziando-se por completo, como nos diz o cântico de Filipenses, desejo ser desta forma um servo em sua Igreja”, declarou.

O neo-diácono realizará seus serviços pastorais na Paróquia da cidade de Coruripe (AL), sob a tutela de Pe. Edinaldo da Silva Santos.

MUDANÇAS

Após solicitação à Diocese de Penedo, Pe. Epitácio Ferreira Júnior entra em Ano Sabático, dedicando-se à Pastoral junto ao Corpo da Polícia Militar a partir do dia 15. Pe. Daniel do Nascimento assumirá o encardo de Pároco na cidade de São Miguel dos Campos (AL). No mesmo dia, em Junqueiro (AL) a Paróquia passa a ter administração de Pe. Menete Júnior.

No dia 16, Pe. Nivaldo é transferido para assumir a condição de Pároco em São Sebastião. Também na mesma data, Pe. Osmar José assume a Paróquia da cidade de Boca da Mata (AL) e Pe. Benedikt Lennartz assume o governo paroquial em Craíbas (AL).