Notícias / Paróquia

15/07/2012 22h48

Paróquia de São Francisco de Assis Realizou o I Encontro de Liturgia e Canto Pastoral

PASCOM/SÃO FRANCISCO

Neste último fim de semana (14 e 15) a Paróquia São Francisco de Assis, no Santos Dumont, reuniu aproximadamente 150 pessoas no I Encontro de Liturgia e Canto Pastoral. Todos os ministérios de música, grupos de canto e corais se reuniram para refletir acerca da escolha correta dos cânticos para a celebração eucarística e para fazer um estudo sobre sobre a Música Litúrgica.

O Encontro iniciou na tarde do sábado (14) e teve  muita interação entre o mediador do encontro, o Seminarista Ewerton Aires, e os participantes do encontro que aproveitaram o momento para tirar suas dúvidas e aprender efetivamente como e quais canções devem ser utilizadas na Santa Missa.

A Paróquia São Francisco de Assis possui 15 grupos musicais, que se dividem em corais e ministérios de música, todos com seu carisma e particularidades, porém com a mesma missão, a de ajudar aos paroquianos a participar melhor da Celebração Eucarística e a viver a experiência do amor de Deus.

Os corais e ministérios receberam orientação quanto aos cuidados com a voz, com a postura ao servir através da música, aprenderam alguns exercícios de aquecimento vocal, assim como o discernimento em relação ao volume de som, microfones e instrumentos, onde perceberam a importância de zelar por um ambiente agradável e propício à oração.

No domingo os participantes dos corais e ministério se organizaram em um grande coral para animação da Santa Missa na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, demonstrando que é possível cantar litúrgica e harmoniosamente, com simplicidade e beleza. Em meio a diversidade todos se fizeram um para o mesmo propósito: participar e servir na liturgia em verdadeiro sinal de unidade.

Pe. Eduardo Tadeu, administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, esteve presente em todo o encontro, também intervindo nas orientações e auxiliando na formação, ausentando-se apenas nos horários de missa das Comunidades.

Enviado por Telma às 19h03 do dia 16/07/2012

Ewerton aqui presente tbm...muito bem servo lindo de Deus...parabéns por sua dedicação em prol da melhoria do serviço ao Reino.

Enviado por Cleilton Araújo às 11h04 do dia 16/07/2012

Muito bem!! A formação só contribui para o crescimento de nossa PARÓQUIA!! Pois compreendemos que uma missa cantada liturgicamente correta nos propicia um encontro pessoal e comunitário com Senhor da Vida!!! Parabéns aos que se dedicaram para o êxito do mesmo!!! Paz e bem!!!

Enviado por Sirleide às 11h02 do dia 16/07/2012

Sou da Paróquia São Francisco de Assis e participo de ministério de música e posso afirmar que o encontro foi muito proveitoso onde tivemos a oportunidade de tirar as nossas dúvidas e melhorar o nosso serviço na liturgia. Parabens a todos os participantes, organizadores, ao seminarista Ewerton e ao Pe. Eduardo que nos possibilitou esse momento.

Enviado por José Robson às 08h55 do dia 16/07/2012

Parabéna Pe Eduardo pela iniciativa, que bom que todas as paróquias sequissem esse exemplo.