Notícias / Paróquia

Missa e procissão marcam encerramento da Festa de São Francisco de Assis

Pascom/Santos Dumont
Fotos Pascom/Santos Dumont
Neste domingo (09), após nove dias de festa na Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Santos Dumont, foi celebrada, às 16h, a Santa Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.
Com a igreja lotada de fieis, e transmissão ao vivo pela Rádio Milênio, a animação da cerimônia eucarística ficou sob responsabilidade do coral Arca da Aliança, levando os devotos a participarem da solenidade com muito entusiasmo.
No começo da homilia, Dom Antônio lembrou as Santas Missões Populares realizadas em 2009 na Paróquia, quando a Igreja Matriz era apenas um galpão com poucas paredes levantadas. O Arcebispo parabenizou o empenho da comunidade, que em pouco mais de dois anos, conseguiu erguer o templo.
Dom Muniz também lembrou a história de São Francisco de Assis, que renunciou toda a fortuna do pai, passando a se dedicar aos excluídos do seu tempo. Salientou ainda o olhar que tinha para a igreja, as pessoas e o evangelho. “Olhar as pessoas sem discriminação, dando-lhes a dignidade de filhos de Deus”, destacou.
Encerrou sua fala pedindo aos fies que olhassem para a região da África, que, segundo ele, vem sofrendo com a fome e a guerrilha. Citando o exemplo do padroeiro, destacou que devemos “abraçar a todas e a todas com ternura”, lembrando o olhar piedoso que São Francisco de Assis tinha para com os mais necessitados.
PROCISSÃO
Depois da Santa Missa, a procissão seguiu pelas ruas do bairro, onde milhares de fiéis entoavam com fervor o hino do padroeiro. O Ministério Água Viva ficou responsável pelos cânticos proclamados na procissão.
Durante todo o percurso do cortejo, não foram poucas as manifestações de fé e devoção. Dona Maria Darcé Ribeiro, 68 anos, faz parte da Oração Carismática da Paróquia e trabalhou nas barracas de lanches durante os nove dias de festa. Segundo ela, visivelmente emocionada, trabalhar durante a festa foi à maior satisfação da sua vida.
Os jovens da comunidade também estavam presentes. Vitória Polinário da Silva, 12 anos, achou a festa muito alegre. “A quermesse foi o que mais gostei, por que pude dançar com os meus amigos”, completou.
Ao chegar à matriz, a procissão foi recebida com fogos de artifício. A multidão entrou na Igreja e receberam a benção do Santíssimo Sacramento.
Dom Antônio ainda lembrou o dia no nascituro e suplicou uma gestação tranqüila as grávidas. Aproveitou o momento e chamou todas as crianças presentes a comparecerem no altar e, ao som de “Podes Reinar”, fez uma oração invocando a proteção para as crianças.
Com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, e uma calorosa salva de palmas, foi encerrada a Festa de São Francisco de Assis.
Enviado por Fátima Dantas às 11h56 do dia 19/10/2011

Parabéns pelo grande sucesso do novenario..Muito bonito..Deus os abençoe!

Enviado por Cleilton Araújo às 16h54 do dia 14/10/2011

Pois bem Amanda minha irmã em Cristo Jesus! A festa teve o seu brilho, porém mesmo sendo uma Paróquia recém instituída, podemos nos sentir destaque em relação a tantas outras bem mais antigas!!! Viva São Francisco!!!

Enviado por Cleilton Araújo às 20h13 do dia 13/10/2011

Muito bonita a Festa de Nossa Paróquia, tivemos a cada noite a experiência de ouvir um pouco da vida de São Francisco, sem falar que a festa externa foi muito bem participada tbm!! Parabéns a todos nós e Viva São Francisco! Paz e Bem!!!

Enviado por Amanda às 07h52 do dia 11/10/2011

Muito simples tudo,mas pra ser uma nova paróquia até que foi bom,parabens a todos.

Enviado por PASCOM/ SANTOS DUMONT às 13h38 do dia 10/10/2011

Acesse nosso blog: www.paroquiasaofranciscodemaceio.blogspot.com

Enviado por Sirleide - Paróquia São Francisco de Assis às 11h57 do dia 10/10/2011

Realmente a Festa de São Francisco foi incrível. Em cada noite tivemos a graça de aprender mais sobre o nosso padroeiro fortalecendo a nossa fé católica através do exemplo de São Francisco. Agora só podemos comemorar e desejar paz e bem!

Enviado por Emerson José-Novo Horizonte às 23h49 do dia 09/10/2011

Sou paroquiano do Santos Dumont. Pe. Eduardo consegue envolver toda a Paróquia nessa fervorosa festa de São Francisco de Assis.Que Deus conserve Pe. Eduardo com esse dinamismo e espírito missionário.

Enviado por Osman e Auxiliadora às 23h37 do dia 09/10/2011

Parabéns Pe Eduardo pelo brilhantismo da festa fruto do trabalho maravilhoso realizado na Paróquia. Um abraço fraterno

Enviado por Pe. Eduardo Tadeu às 23h32 do dia 09/10/2011

Agradeço a todos os paroquianos do Santos Dumont, pelo empenho durante a festa De nosso Padroeiro São Francisco de Assis.Sem a união de todos não poderiamos ter logrado exito em nossa festa.Que São Francisco intarceda sempre por todos vós.