Notícias / Nacional

Maceió foi palco do 19° Encontro de Marketing Católico

Evento aconteceu no Hotel Hitz Lagoa da Anta

Fotos: IBMC e Pascom MaceióLuiz Antônio Guimarães
Dom Orani João Cardeal Tempesta assessorando a primeira palestra. (Foto: IBMC)

Entre os dias 28 de abril e 1° de maio, a capital alagoana foi palco do 19° Encontro de Marketing Católico promovido pelo Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC), no Hotel Hitz Lagoa da Anta, onde reuniu em torno de 200 pessoas, dentre clérigos e leigos interessados em pensar sobre o Marketing na Igreja, em âmbito institucional e pastoral.

O encontro trouxe a Maceió o mais novo cardeal do Brasil e presidente do IBMC, dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, que presidiu a Missa de abertura do evento. Logo após a Santa Missa, o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, deu as boas-vindas aos participantes e manifestou sua alegria em ver tantas pessoas de Igreja interessadas em discutir sobre Comunicação e Marketing em suas diversas nuances em prol da evangelização no contexto do Século XXI.

A primeira palestra foi o tema do encontro: “Brilhe vossa luz diante dos homens” (Mt 5,16), assessorada pelo Cardeal Tempesta. “Nossa luz deverá brilhar intensamente diante dos homens, até que alcancemos a luz da vida, como nos prometeu Jesus. Que a partir deste encontro de marketing católico sejamos luzeiros no mundo àqueles que ainda não compreenderam essa luz e que por vastos motivos não tiveram acesso a ela”, exortou o Cardeal em sua fala.

Durante os dias do encontro foram 20 palestras e dois momentos para os Grupos de Interesse com diversas temáticas para troca de experiência sobre dízimo, organização de eventos, mídias, finanças, pastorais, dentre outros. De acordo com o IBMC, “esta edição do encontro visou à discussão de como profissionalizar as nossas atividades de Igreja sem perder a essência da fé, além de ter proporcionado aos participantes uma grande oportunidade de conhecer melhor todo o universo do marketing católico, muito difundido e aplicado nos últimos anos”.

Para Kater Filho, consultor de Marketing Católico e diretor executivo do IBMC, “as estratégias de Marketing aplicadas à Igreja Católica visam sempre à salvação do fiel, sem nenhum interesse econômico ou de manipulação, mas para que a pessoa conheça Jesus Cristo, paute sua vida à luz dos Seus princípios, e alcance a salvação”, destacou.

Além de dom Orani e Kater Filho, assessoraram o 19° Encontro de Marketing Católico: João Monteiro de Barros Filho e João Monteiro de Barros Neto, respectivamente fundador e diretor da Rede Vida de Televisão; Pe. Evaristo Debiase, assistente eclesiástico da Associação Ajuda à Igreja que Sofre; Mons. Aguinaldo Carvalho, reitor do Santuário Santa Terezinha e vigário geral da Diocese de Campo Limpo; Augusto Mariotto Kater, gerente de Marketing da Editora Santuário; Emanuel Publio Dias, vice-presidente da ESPM; Frei Rogério Soares de Almeida Silveira, fundador da Pastoral do Empreendedor em Salvador; Izekson José da Silva, diretor da ComCiência Consultoria e do IBMC; José Nilson Gomes, administrador, gestor de negócios e diretor do IBMC; e Marcos Agostinho, professor de empreendedorismo em Campinas.

Alguns clérigos e leigos da Arquidiocese de Maceió se fizeram presentes e puderam aperfeiçoar-se na temática. Padre Manoel José dos Santos, da Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Salvador Lyra, diz ter sido essa a sua terceira participação no Encontro de Marketing Católico. “Este encontro é sempre uma renovação para o encaminhamento das nossas atividades pastorais. O nome Marketing Católico às vezes choca, mas o bonito é ver que ensina a viabilizar as nossas atividades. Se esta foi a 19ª edição e com um significativo número de participantes, demonstra que a Igreja já acolheu esta ideia não como uma invenção, e sim como necessidade com uma rica fundamentação bíblica, como vimos durante as palestras”, partilhou o sacerdote.

A próxima edição será no início de maio de 2015, possivelmente na cidade de Belém, no Pará.

Enviado por Márcio Rubio às 19h38 do dia 06/05/2014

Tive o privilégio de participar deste encontro maravilhoso, onde conheci pessoas de várias partes do Brasil com coragem e disposição para ajudar a nossa igreja católica. Deixo aqui o meu sincero agradecimento aos responsáveis pelo encontro, sobretudo ao povo de Maceió que foram extremamente cordiais.