Notícias / Nacional

29/07/2013 00h19

Papa Francisco no encontrou com o Comitê do CELAM: "é na capacidade de servir que se mostra e exercita a autoridade"

O encontro foi realizado no Auditório do Centro de Estudos do Sumaré.

Radio Vaticano
Imagem divulgação da internet da OUL

O Papa Francisco encontrou-se por volta das 16 horas deste domingo com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM. O encontro, realizado após o almoço do Papa e sua comitiva, realizou-se no Auditório do Centro de Estudos do Sumaré.

O Presidente do CELAM, Arcebispo de Tlalnepantla, México, Dom Carlos Aguiar Retes saudou o Santo Padre, que logo após proferiu o seu discurso. Após uma breve introdução, o Santo Padre evidenciou quatro características peculiares da V Conferência de Aparecida. “São as quatro colunas do desenvolvimento de Aparecida e que lhe dão originalidade”: o ‘início sem um documento’ de partida, mas cujo trabalho inicial consistiu em colocar em comum as preocupações dos Pastores diante das mudanças de época e a necessidade de recuperar a vida discipular e missionária; o ‘ambiente de oração com o Povo de Deus’; o ‘Documento que se prolonga em compromisso, com a Missão Continental’ e a ‘presença de Nossa Senhora, Mãe da América’.

A seguir o Papa refletiu sobre a Missão Continental projetada em duas dimensões: programática e pragmática. Quer uma quer outra, “exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa-vontade”. O Papa propôs então, seis perguntas como guias para examinar o estado das dioceses no espírito de Aparecida, “perguntas que convém que nos façamos frequentemente como exame de consciência”.

Ainda dentro da ‘Dimensão Continental’, o Papa coloca sua reflexão sobre ‘o Diálogo com o mundo atual’. “Os cenários e areópagos são os mais variados” e “se nos mantivermos somente nos parâmetros da ‘cultura de sempre’, com uma cultura rural de base, o resultado terminará anulando a força do Espírito Santo. Deus está em todas as partes: é necessário saber descubri-lo para poder anunciá-lo no idioma desta cultura; e cada realidade, cada idioma, tem um ritmo diverso”.

Outro ponto do discurso trata de ‘algumas tentações contra o discipulado missionário’, como a ideologização da mensagem evangélica - que envolveria o reducinismo socializante, a ideologização psicológica, a proposta gnóstica e a proposta pelagiana -, o funcionalismo e o clericalismo.Após, o discurso segue abordando algumas pautas eclesiológicas, subdivididas em 4 itens.

Ao concluir, Francisco agradece ‘a paciência’ e pede que seja levada a sério “nossa vocação de servidores do santo Povo de Deus, porque nisto se exercita e se mostra a autoridade: na capacidade de serviço”.

Após o encontro, o Papa Francisco seguiu em helicóptero para o Rio Centro, para encontrar os voluntários da JMJ.

Audios

Discurso do Papa Francisco