Notícias / Local

05/12/2013 12h31

Maceió celebra 198 de surgimento e 174 anos de elevação a Cidade

O nome da cidade significa "o que tapa o alagadiço"

Tags: Maceió

Capital do Estado de Alagoas, localizada no Nordeste do país, Maceió possui uma população aproximada de 936.608 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 511 km². Com a Lei municipal 4.952 de 2000, Maceió oficilamente possui 50 bairros definidos.

O povoado que deu origem a cidade surgiu em torno do engenho de açúcar localizado na área onde está localizada a Assembleia Legislativa do Estado no largo da atual catedral de Nossa Senhora dos Prazeres. O nome da cidade é de origem tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k" que significa "o que tapa o alagadiço".

A Cidade tem limites com os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Flexeiras e Messias; ao sul, com Marechal Deodoro e Oceano Atlântico; a oeste faz fronteira com Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco; a leste, com o Oceano Atlântico. Quem nasce é Maceió tem o gentílico de Maceioense.

A vila de Maceió surgiu em 5 de dezembro de 1815, quando foi desmenbrada da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, foi elevada à condição de cidade sede, tendo como um dos fatores o desenvolvimento crescente de operação do porto de Jaraguá, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias. Só no dia 16 de dezembro de 1839, o município foi inaugurado, tendo como primeiro intendente Agostinho da Silva Neves.

Hoje dia 05/12, na festa de aniversário de Maceió, o cantor, compositor e produtor musical alagoano Djavan Caetano Viana, orgulho dos alagoanos, estará apresentado o show da turnê “Rua dos Amores”, no estacionamento de Jaraguá, aberto ao público, com programação festiva a partir das 20h. A realização é da Prefeitura Municipal de Maceió.

A programação da noite festiva terá apresentações de artístas locais: Eliezer Setton, Wilma Araújo, Geraldo Cardoso, Tibério Jr., Kel Monalisa e Wilma Miranda, Júnior Almeida, Carlos Moura e Coretfal. No coroamento das comemorações shows de Hermeto Pascoal e Djavan. Vale apena conferir!