Notícias / Internacional

13/08/2013 12h53

Papa Francisco envia mensagem para a Semana da Família 2013

É importante que os pais acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos, disse o Santo Padre

Papa Francisco envia mensagem para a Semana da Família 2013

Para a Semana da Família 2013 que está sendo realizada no Brasil, o Papa Francisco enviou no último final de semana uma mensagem para os brasileiros. Com o tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”, o Santo Padre lembrou que os pais devem ser os primeiros a transmitir aos filhos os verdadeiros valores para a vida.

Veja abaixo a mensagem completa:

Queridas famílias brasileiras,

Guardando vivas no coração as alegrias que me foram proporcionadas durante a recente visita ao Brasil, me sinto feliz em saudá-las por ocasião da Semana Nacional da Família, cujo tema é “A transmissão e a educação da fé cristã na família”, encorajando os pais nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro. Para isso, “é importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos” (Carta Enc. Lúmem Fidei, 53). Neste sentido, os pais são chamados a transmitir, tanto por palavras como, sobretudo pelas obras, as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, que recebem uma nova luz da Revelação de Deus. De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida. Fazendo votos de que vocês, queridas famílias brasileiras, sejam os mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo a Benção Apostólica.