Notícias / Internacional

15/05/2013 19h09

Audiência Geral: O Espírito Santo que guia a Igreja para a verdade

Da redação/com A12.comFotos: L’Osservatore Romano.
Papa Francisco na Praça de São Pedro
O Papa Francisco refletiu na manhã desta quarta-feira (15), na Audiência Geral, sobre o tema do Espírito Santo, na semana que antecede a Solenidade de Pentecostes.

Em Pentecostes se conclui o tempo litúrgico da Páscoa. São cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes.
A partir dessa motivação, o Papa Francisco falou aos milhares de fiéis que estavam na Praça São Pedro, em Roma. O papa destacou a presença do Espírito Santo que guia a Igreja ao encontro da verdade, ao encontro de Jesus.

“O Espírito Santo, como promete Jesus, guia-nos a toda a verdade, guia-nos não só ao encontro com Jesus, plenitude da verdade, mas guia-nos dentro da verdade, faz-nos entrar numa comunhão cada vez mais profunda com o próprio Jesus, dando-nos a inteligência das coisas de Deus. E esta não a conseguimos atingir com as nossas forças. Se Deus não nos iluminar interiormente, o nosso ser cristão será superficial.”

Com a proposta do Ano da Fé, o Santo Padre motivou os fiéis a manterem-se abertos à ação do Espírito Santo para que Ele os torne mais sensíveis às coisas de Deus:
“Queridos irmãos e irmãs, neste Ano da Fé, somos convidados, seguindo o exemplo de docilidade de Nossa Senhora, a nos deixar inundar pela luz do Espírito Santo, predispondo-nos à Sua ação, buscando conhecer mais a Cristo e as verdades da fé: meditando a Sagrada Escritura, estudando o Catecismo e aproximando-se com mais freqüência dos sacramentos. Mas ao mesmo tempo, devemos questionar quais passos estamos fazendo para que a fé oriente toda a nossa existência. Não se é cristão em alguns momentos ou em algumas circunstâncias. Somos cristãos a todo momento! Invoquemos com mais freqüência o Espírito Santo para que nos guie no caminho dos discípulos de Cristo.”

Francisco perguntou à multidão:
“Quem de vocês reza diariamente para o Espírito Santo? Acho que são poucos, poucos. Mas temos que fazê-lo, para que nos abra o coração para Jesus”.

Sobre a verdade ensinada pelo Espírito Santo, o Papa disse que ela influencia “para sempre e totalmente” a vida cotidiana.

O Papa saudou os peregrinos em diversas línguas e em português falou:
“Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos de brasileiros: sede bem-vindos! Na vossa preparação para a festa de Pentecostes, invocai com mais freqüência o Espírito Santo, para que Ele vos guie pela estrada dos discípulos de Cristo, aos quais é pedido para serem cristãos em todas as circunstâncias e escolhas da vida. Que Deus vos abençoe!”.

No final da catequese, o Papa anunciou o desejo de visitar o Santuário italiano Nossa Senhora de Bonária, na ilha de Sardenha, provavelmente em setembro.

“Gostaria de anunciar-vos que desejo visitar o Santuário em Cagliari, porque entre a cidade de Buenos Aires e Cagliari há uma irmandade de uma história antiga”, explicou.

Enviado por Telma Moreira às 19h32 do dia 15/05/2013

É realmente uma verdadeira bênção este servo lindo de Deus, nosso líder espiritual Papa Francisco! Que seja sempre guiado pelo Espírito Santo...Que assim seja.