Notícias / Internacional

19/03/2013 08h16

Papa Francisco inicia Pontificado com missa na Praça de São Pedro

Durante homilia, o Sumo Pontífice lembrou São José e pediu que fiéis cuidassem mais da natureza

Foto: AFP

Antes do início da Missa de início de seu Pontificado, o Papa Francisco desceu na manhã desta terça-feira (19) ao túmulo de São Pedro, embaixo do altar da Confissão, na Basílica de São Pedro. Depois de se deter alguns minutos em oração, incensou o Trophaeum apostólico e se juntou à procissão de cardeais concelebrantes.

Fora da Basílica, no altar da Praça São Pedro, o cardeal-protodiácono, Jean-Louis Tauran, impôs o Pálio, o cardeal protopresbítero Godfried Danneels, fez uma oração, e o cardeal decano Angelo Sodano entregou ao Pontífice o Anel do Pescador. Neste momento, seis cardeais, em nome de todo o Colégio Cardinalício, prestaram obediência ao Papa.

Durante a homilia da missa que marcou o início do seu Pontificado, Papa Francisco, lembrou o patrono da Igreja, São José. “São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo”, disse.

Lembrou do dever da humanidade com a criação: “Entretanto a vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos”, explicou.

Após a celebração, a Sumo Pontífice entrou na Basílica de São Pedro para retirar as vestes litúrgicas e cumprimentar os chefes de Estados e autoridades que compareceram para a ocasião.