Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Notícias / Entrevistas

24/03/2012 15h42

Viviane Regina fala sobre a Vigília Jovem Doce Mãe de Deus

"Precisamos apresentar aos jovens Aquele que pagou o preço das nossas vidas, Aquele que nos amou no extremo da Cruz!" afirma a Consagrada

Rodrigo Rios
Viviane Regina é Consagrada de Aliança da Comunidade Católica Doce Mãe de Deus e Profa. da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

"Agora mais que nunca é urgente que sejais as ‘sentinelas da manhã’, os vigias que anunciam a luz da alvorada e a nova primavera do Evangelho, da que já são vistos os brotos. A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a própria fé em Deus, Senhor e Salvador”. Com estas palavras, o beato João Paulo II exortava os jovens em uma das Jornadas Mundiais da Juventude e retratam a iniciativa de tantas instâncias da Igreja Católica no serviço de evangelização da juventude. Por isso, O Portal entrevistou Viviane Regina Costa, 28, consagrada de Aliança da Comunidade Doce Mãe de Deus (CDMD), responsável pelo Projeto Juventude João Paulo II e pelo Setor Vocacional, para falar sobre a Vigília Jovem Doce Mãe de Deus, um projeto que nasceu na Paraíba e tem se estendido pelas Casas de missão da Comunidade.

Como acontecerá a Vigília Jovem? E a programação?
A Vigília Jovem Doce Mãe de Deus acontecerá no dia 14 de abril de 2012, iniciando às 23h, na casa de missão da Comunidade Doce Mãe de Deus, no Centro Social Dom Adelmo Machado. Fará parte da programação: apresentações de música, teatro e dança, pregação, adoração, finalizando com a Santa Missa. Durante toda a noite teremos evangelizadores, membros da Comunidade, que estarão à disposição para atender aos jovens, conversar, partilhar, rezar e ajudá-los a bem viver esta noite. A Vigília iniciará com a oração do terço, seguida de um momento de acolhida, louvor e animação. Após este primeira parte, teremos um momento de espiritualidade pedindo que o Espírito Santo venha sobre nós e nos ajude a entregar nosso coração e nossa juventude a Deus. Em seguida teremos a pregação e um intervalo para que os jovens possam conversar e interagir entre eles. A segunda parte é o grande momento da noite em que teremos a Adoração ao Santíssimo Sacramento, maior motivo da realização da Vigília. Finalizando a Adoração teremos dinâmicas de partilha em grupo preparando-se, também, para a celebração da Santa Missa.

Porque o evento é voltado especìficamente para a juventude?
Acreditamos que o futuro da Igreja está na vida dos jovens. Atualmente, grande tem sido o investimento em eventos seculares que tem atraído a juventude para um caminho, que muitas vezes, leva à prostituição, às drogas e a uma sexualidade desenfreada. Por isso não podemos perder tempo! Precisamos apresentar aos jovens Aquele que pagou o preço das nossas vidas, Aquele que nos amou no extremo da Cruz! Os jovens têm sede de Deus, ainda que não consigam entender desta forma, ainda que não consigam dar nome a esta sede! A igreja precisa investir em momentos que tenham a cara da juventude, precisamos acompanhá-los em suas reais necessidades!

Quais as expectativas para a mesma?
Por ser a primeira Vigília Jovem que realizaremos aqui em Maceió, esperamos uma média de cem jovens. Faremos o convite aos grupos de oração e movimentos que trabalham com a juventude para juntos vivermos a experiência de um momento “onde a noite se torna dia”!

Vocês já realizaram outras vigílias semelhantes? Quais os testemunhos que mais marcaram?
A Vigília Jovem Doce Mãe de Deus acontece há quatro anos na Casa Mãe da Comunidade, em João Pessoa (PB), no Centro de Formação Discípulo Amado. Temos vivido experiências muito fortes de conversão dos jovens. Em João Pessoa a vigília acontece todo primeiro sábado do mês e tem atraído cerca de oitocentos jovens que vão à comunidade passar a noite em vigília. Alguns jovens testemunham os feitos em suas vidas na oportunidade de passarem uma noite com o Senhor de sua juventude: “As noites de Vigília Jovem Doce Mãe de Deus tem sido para cada jovem uma oportunidade de perder os medos, quebrar conceitos e fazer este encontro com o amor no amor. É a noite que se torna dia, porque sob a luz de Deus que é Pai, muita coisa clareia de dentro para fora de nós. Chegamos jovens, louvamos, cantamos, dançamos como jovens, somos amados por Deus como tal. E o melhor, saímos sendo de Deus. Uma juventude consagrada a Deus garante ao homem do amanhã a certeza de estar seguro em suas mãos!”, isto dito por Sheila Sena, Postulante de Aliança da CDMD.

Como é o trabalho desenvolvido com os jovens na CDMD?
Na Comunidade Doce Mãe de Deus o trabalho com os jovens acontece através do Projeto Juventude João Paulo II. Faz parte deste projeto os “JOVENI’S”: JOVENICAMP – acampamento de oração; JOVENIPRAIA – luau; JOVENITRILHA – trilha penitencial; JOVENIPOINT – ponto de encontro com os jovens; JOVENITOUR – viagem em missão. Além dos Joveni’s, faz parte do projeto a Vigília Jovem e o Pedal Cristo. Este último trata-se de um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade, tendo como objetivo a evangelização. Aqui em Maceió, o Pedal Cristo será lançado nos próximos meses.

Quais os próximos eventos para a juventude que vocês pretendem realizar?
Os próximos eventos, ainda para 2012 são JOVENICAMP, esse acampamento de oração, o PEDAL CRISTO, conforme dito, o passeio de bicicleta que acontecerá mensalmente e a VIGÍLIA JOVEM que acontecerá a cada dois meses.

Em sua opinião, quais os grandes desafios na atualidade para evangelizar a juventude?
Acompanhar o ritmo da juventude! Eis o grande desafio! Atualmente a vida secular tem oferecido com grande potência tudo o que atrai os jovens: falsa liberdade, felicidade momentânea, a conveniência de se fazer tudo o que se deseja e a propriedade de seus corpos, negando que estes são Templos do Espírito Santo. Levar os jovens à experiência do amor verdadeiro, do amor misericordioso de Deus e fazê-los experimentar de uma alegria pela que não passa jamais surge para nós como objetivo maior da nossa evangelização!


SERVIÇO
Evento: Vigília Jovem Doce Mãe de Deus
Data e hora: 14 de abril com inicio às 23h
Local: Centro Social Dom Adelmo Machado, no bairro do Vergel
Contato: 3326-5753 - Casa de Missão em Maceió
Blog da Vigília: vigiliajovem.docemaededeus.org/
Blog da Comunidade: cdmdmissaomaceio.blogspot.com.br/
Portal: www.docemaededeus.org/cdmd10/


 

2 Comentários
Deixe seu comentário
Enviado por Fernando Acásio às 14h23 do dia 27/03/2012

Paz e bem! Essa vigília vai ser muito boa! É uma grande forma de dar aos jovens a oportunidade de conhecer o amor de Deus na realidade em que vivemos, ser de Deus sem deixar de ser jovem é uma grande alegria para nós.Saber que somos um futuro na igreja também passa pela responsabilidade de entender que somos igreja hoje e não podemos perder tempo em conhecer o verdadeiro sentido de nossas vidas. Que essa iniciativa na arquidiocese atraia muitos jovens para descobrir que o seu lugar na igreja é já.

Enviado por Pe. Márcio José às 11h27 do dia 27/03/2012

Sou feliz pela força evangelizadora que é a Vigília Jovem Doce Mãe de Deus. Me uno a Missão de Maceió neste momento de graça. Paz e bem.

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL