14/08/2018 20h55

Arcebispo celebra Crisma de jovens e adultos em Mundaú

Sacramento foi realizado na Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana nesse domingo (12)

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Dom Antônio Muniz presidiu a Santa Missa

O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz, O.Carm., presidiu o sacramento da Crisma, nesse domingo (12), para 52 jovens e adultos na Paróquia Senhora Sant'Ana, em Santana do Mundaú. A Missa na Igreja Matriz foi concelebrada por padre Givaldo Rocha, administrador paroquial.

Dom Antônio refletiu, na homilia, sobre o sentido da celebração. "O sacramento chega em um momento muito oportuno na vida de vocês, quando precisam tomar a decisão de organizar a vida espiritual na Igreja que faz parte. Cada um vai fazer uma escolha, uma decisão no momento certo por Cristo. Agora vocês têm consciência do que estão decidindo. Só não adianta se crismar e ficar parado, porque é momento de viver a caridade, fazer o bem, esquecer de si mesmo para ver o outro feliz", destacou o arcebispo.

Entre o grupo de crismados estava Vitória Holanda, de 17 anos, que comentou o sentimento ao receber o sacramento. "Foi muito importante receber o Crisma e posso dizer que senti o Espírito Santo em mim. Não contive as lágrimas com aquele sentimento inexplicável. A formação acabou, mas minha caminhada está apenas começando", disse a jovem, que recitou o salmo da Missa.

Para Jorge Henrique, 19, estar crismado é permanecer pronto para a evangelização: "Senti arder em mim a vontade de seguir em missão, sendo assim um imitador de Cristo. Esse dia se resumiu em gratidão, superação, satisfação e amor , porque fiz uma nova família e agora quero passar para os outros tudo o que aprendi".

Já para quem passou dois anos ajudando no aprendizado da turma, o desejo é de ver os frutos. "A semente foi lançada. Enquanto catequistas, procuramos dar a cada encontro o nosso melhor para que eles percebessem o quão importante é ter a presença do Cristo Vivo. O que esperamos é que sejam autênticos na fé e participativos na comunidade", falou a catequista Fátima Antônio.

No final da Missa, padre Givaldo Rocha agradeceu o empenho dos catequistas e a presença do arcebispo, além de lembrar aos crismados do desejo da Igreja em contar com a colaboração de cada um.