Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Notícias / Arquidiocese

13/08/2018 01h57

Arquidiocese celebra o aniversário de Dom Antônio Muniz no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres

O Arcebispo enfatizou que não vota em político que defende o aborto e reforçou que a Igreja não tem candidato

Maria Cícera - Comunicação Arquidiocese de Maceió
Fotos: Carlos Roberto/Pascom Maceió

Uma manhã ensolarada e com uma atmosfera de alegria no ar. Foi neste clima que o Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras, acolheu no último sábado, 11 de agosto, sacerdotes, diáconos, seminaristas e fiéis para uma celebração em Ação de Graças pelo 66º aniversário natalício de dom Antônio Muniz Fernandes.

Antes de iniciar a celebração eucarística, o Arcebispo fez um pedido aos sacerdotes e leigos presentes e que o pedido fosse difundido em toda Arquidiocese.

“Primeiro quero deixar claro que a Arquidiocese de Maceió não tem nenhum candidato e não apresenta nenhum candidato. A Igreja quer cristãos conscientes e defensores da democracia, recordo a Cartilha de orientação política. É preciso saber disso!”, anunciou o metropolita. Continuou dizendo: “Eu gostaria de receber um grande presente dos padres e dos movimentos mais próximos a mim, que não votem em quem vota a favor do aborto. Comecem me ajudando nesta grande campanha pela defesa da vida em nível de Brasil, escrevam a frase no site do Senado: Eu não voto em quem vota pelo aborto!”

O pregador foi Pe. Elison Silva, vice-reitor do Seminário Arquidiocesano e capelão da Paróquia Pessoal Universitária Santa Teresinha de Liseux. Ele destacou que a fidelidade e a confiança em Deus é a garantia da salvação. “A pergunta que temos após entender os dois textos que perpassa a liturgia de hoje é: o que é mesmo ter fé? A fé é um confiante esperar em um Tu que é Deus, o qual me dá uma certeza, uma esperança que é sólida. É não simplesmente um pressentimento intelectual de uma verdade particular sobre Deus, é antes um ato com o qual eu confio livremente e porque espero em um Deus que é Pai e que me ama. A fé é uma adesão a um Tu de Deus que me dá esperança e confiança”, enfatizou o sacerdote.

Ainda na homilia, padre Elison dirigiu-se ao Arcebispo dizendo: “neste aniversário do nosso arcebispo, conscientes Dom Antônio da grandeza de sua vida entre nós, da sua missão de Pastor do Rebanho, servidor do Evangelho para esperança do mundo, nos unimos em oração neste Santuário da Virgem dos Pobres, que é um lugar para o povo de nossa Arquidiocese, onde se sente a arte da fé e a arte de orar. Aqui nós celebramos hoje, este sacrifício em Ação de Graças a Deus, porque por desígnio d’Ele, o senhor, dom Antônio, é aquele que nos ensina a fé e que nos permite, pro causa dessa fé, ousar sempre mais e servir com maior entrega. Permita senhor Arcebispo que parafraseando Santa Clara, eu diga: “Sem dúvida feliz é aquele a quem é concedido beneficiar desta sagrada união para aderir com o profundo do coração a Cristo. Aquele cuja beleza é admirada incessantemente por todas as bem-aventuranças, cujo afeto apaixona, cuja contemplação restabelece, cuja benignidade sacia, cuja suavidade satisfaz, cuja recordação resplandece suavemente e cujo perfume os mortos voltarão a vida e cuja visão gloriosa tornará bem aventurado todos os cidadãos da Jerusalém celeste”.

Antes da Bênção Final, o metropolita agradeceu a presença de todos e falou de sua decisão de colocar na Igreja de São Lucas, patrono dos médicos, e no Santuário um banner contendo parte do juramento de Hipócrates onde a defesa da vida é essencial. E anunciou ainda, que acontecerá em breve um grande ato pela vida com os movimentos da Família.

A Filarmônica de São Paulo Apóstolo prestou uma homenagem no final da celebração. E foi servido um almoço festivo para todos os presentes.

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL