06/07/2018 13h25

Festa aconteceu de 21 de junho a 1° de julho

Gabriel Messias - Comunicação da Arquidiocese de Maceió
Fotos: Carlos Roberto

Na chuvosa manhã do primeiro dia do mês de julho, os católicos residentes no bairro Ponta Verde se reuniram para celebrar o tão solene dia dedicado a seu padroeiro: São Pedro, um dos Colunas da Santa Igreja Romana. No mesmo dia, também é celebrado São Paulo, o Apóstolo dos Gentios. “Não temos dados históricos sobre a morte dos dois apóstolos. Acreditamos que tenham sido martirizados no mesmo ano. Assim, a Igreja celebra estes dois homens no mesmo dia”, disse o padre.

Finalizando os dez dias de festa na referida comunidade eclesial, que trazia o tema “Com São Pedro, a caminho dos 100 anos da Arquidiocese de Maceió”, o domingo tinha toda uma programação especialmente voltada não apenas para os fiéis locais, mas também tinha momentos voltados às pessoas mais necessitadas da capital alagoana.

As celebrações começaram cedo. Às 08 horas, os fiéis já se encontravam reunidos na Igreja a ele dedicada para a celebração da Santa Missa Solene. A Celebração Eucarística foi presidida pelo pároco local, o cônego José Everaldo Rodrigues Filho. Para o clérigo, “celebrar 100 anos estimula o nosso entusiasmo de levar o Evangelho a todos os cantos, inspirados nas mesmas ações de São Pedro, o nosso padroeiro”.

AÇÃO SOCIAL
Logo após a Santa Missa, enquanto alguns batizados eram realizados na Igreja, fora dela uma boa quantidade de fiéis se preparava para a segunda ação social que estava sendo realizada no estacionamento da Igreja. Uma imensa quantidade de membros dos grupos Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Segue-Me estava a organizar um conjunto de serviços que eram oferecidos a muitas pessoas carentes da capital alagoana.

“Achamos por bem criar esse momento tendo em vista o pedido constante do nosso Arcebispo para sermos uma Igreja orante, missionária e samaritana. Temos esse segundo momento hoje, muito mais completo que o primeiro. Assim, junto com as secretarias do Município e do Estado, muitos dos nossos paroquianos decidiram voluntariamente fazer parte deste dia de ação social”, disse o pároco.

Ascânio Freitas, assessor de comunicação, comentou com a redação sobre o momento. A preparação aconteceu há quatro meses. “Aqui hoje, oferecemos desde corte de cabelo, banhos, kits de higiene bcual, atendimentos médicos e odontológicos, fornecimento de documentos pessoais, oferecimento de alimentos, roupas e até mesmo Bolsa Família”, disse ele, comentando que toda a estrutura foi preparada para atender a cerca de 500 pessoas da população mais carente da capital alagoana.

Ascânio também comentou a importância da participação de toda a iniciativa privada para o momento da Ação Social. “Tivemos toda uma gama de empresários, diria eu que aproximadamente trinta, nos ajudaram muito nesse sentido. Vários restaurantes, supermercados, concessionárias e outros sempre estão colaboram neste momento, a quem agradecemos muito por sua participação”, disse ele, comentando que a ação social encerraria às 14 horas.

ENCERRAMENTO DA FESTA
Depois da ação social, os fiéis voltaram à Igreja Matriz a fim de participar da procissão e, consequentemente, da Santa Missa de encerramento da Festa dedicada a São Pedro Apóstolo.