04/07/2018 16h22

Paróquia São Pedro Pescador, na Praia do Francês, celebra seu 10º aniversário

Após um novenário a Paróquia organizou uma programação especial para o dia de Ação de Graças do seu aniversário

Maria Cícera - Comunicação Arquidiocese de Maceió
Fotos: Wanderlan Velozo/Pascom Maceió

Embaixo do Viaduto do Francês a noite estrelada e o clima agradável ornamentaram ainda mais o local, que dignamente preparado foi escolhido para a Celebração Eucarística no último sábado, 30. Os fiéis chegavam para a Missa em Ação de Graças pelos 10 anos de criação da Paróquia São Pedro Pescador e eram acolhidos pelos Freis Carmelitas que já administraram a Paróquia ou passaram um tempo em missão.

A missa foi presidida por Frei Geraldo Afonso, Provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços, e concelebrada por Frei Francinaldo Lustrosa, pároco, e outros freis Carmelitas, entre eles Frei Mariano Jr.

Em sua homilia Frei Geraldo Afonso recordou a solenidade que a Igreja celebrava naquela noite, a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Ele destacou a alegria que envolvia a Paróquia ao celebrar seu décimo aniversário e seu Padroeiro durante os 09 dias que se passaram. “Celebrar este dois discípulos enquanto referência de toda a Igreja é uma oportunidade de refletirmos a nossa fé, reconhecermos que somos enviados em missão e afirmar o que professamos e fortalecer nossa fé”, salientou Frei Afonso.

Ao final da celebração, Frei Francinaldo agradeceu a presença de todos e a alegria de estarem festejando os dez anos de caminhada paroquial e lembrou que muito ainda deve ser feito para o fortalecimento de uma frutuosa evangelização.

Em seguida, A juventude paroquial apresentou uma encenação, por ocasião do aniversário da Paróquia, intitulada “De Pescador de peixes a pescador de almas” que narrou principais momentos da vida do Apóstolo Pedro, sem esquecer elementos da cultura nordestina misturados a arte circense. O grupo, de aproximadamente 25 pessoas vindas de todas as comunidades da Paróquia, teve um mês de preparação e confecção do cenário.

“Todos estavam ansiosos para darem o seu melhor, se dedicaram e se esforçaram para a realização deste momento, que para eles foi muito especial. Desta forma temos encontrado um meio, seja pela música, arte, encenação ou dança, para aproximar os jovens e suas famílias levando-os a terem um encontro com Deus por meio do auxílio das artes”, destacou o jovem ator César Oliveira.

Antes do Ministério Tronos entrar no palco e fazer a animação dos presentes, o pároco realizou o tão esperado sorteio do recheado “balaio junino”.

Novenário de São Pedro Pescador 2018
De 20 a 29 de junho a Paróquia celebrou a Novena de seu Padroeiro com uma variada programação todas as noites organizada pelo pároco e os paroquianos. Em uma das noites o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz, presidiu a celebração eucarística e no encerramento, após um dia de atividades e celebrações a comunidade paroquial e devotos de São Pedro saíram em procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do Francês para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.

Criação da Paróquia
A Paróquia São Pedro Pescador, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, foi criada por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., no dia 26 de junho de 2008. A Paróquia teve como primeiro pároco o Pe. Antônio Marcos Tenório Cabral, por três anos. Em fevereiro de 2012 a Ordem dos Carmelitas Descalços assumiu a administração paroquial, tendo Frei Marcos como pároco e, em 2014, Frei Everaldo assumiu a função até 2017. Atualmente o pároco é Frei Francinaldo Lustosa Magalhães e tem como vigários paroquiais os freis Normandio da Silva, Mariano Júnior e Luís Fernando Negrão.