17/06/2018 21h55

Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana é lançado em evento

Evento contou com autoridades e representantes de instituições do Estado

Foto: Roger Ferraz

O Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho foi o local escolhido para o lançamento do Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana nesta sexta-feira (15) em uma solenidade que contou com a presença do Arcebispo, Dom Antonio Muniz, e autoridades do Estado e representantes de diversas instituições da sociedade.

O arcebispo lembrou o sonho da professora Irinéria Franco, do Curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em resgatar o passado da Igreja. “Ela tem sido um anjo da guarda que cuida de um tesouro escondido. E todos os dias ela me cobrava esse projeto”, disse Dom Antonio ao recordar que abriu s portas da Cúria e que não se arrepende da atitude.

“O Governo do Estado assumiu esse compromisso que ainda está no espirito dos 200 anos da Emancipação Política de Alagoas. E para nós, nas comemorações dos 100 anos de elevação do título de Arquidiocese”, completou.

Emocionada, a professora Irinéria lembrou que o trabalho iniciou em 2011 e com os alunos, em um acordo técnico-científico entre a academia e a Igreja. “Começamos a identificar os documentos e após a catalogação, começaram a limpeza e recuperação deles”.

A professora explicou que o Guia é de interesse da sociedade, já que conta a história do próprio Estado, com documentos do século 18.

Para o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, este momento é um encontro entre Igreja e Sociedade. “Como jornalista, recorda da dificuldade em pesquisa assuntos da Igreja. Era uma botija jamais encontrada”.

O diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, destacou que a obra traz um valor histórico relevante e remete a quatro séculos do Estado de Alagoas, representados pelo arquivo da Igreja. “O livro só tem a contribuir nos processos de pesquisas, por isso nosso principal intuito é tornar esses documentos públicos para a sociedade alagoana”.

Ele ainda falou da experiência ir ao arquivo da cúria. “Lá está a história de quase 400 séculos da história do nosso Estado. Tiver a oportunidade de visitar e ver a primeira edição do Jornal O Semeador, o mais antigo de Alagoas”.

O Guia possibilita que pesquisadores conheçam a estrutura de funcionamento e o mapa geral do arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, que foi organizado em 1940, com o objetivo de preservar a documentação histórica produzida pela Igreja Católica em Alagoas, especificamente, pela Arquidiocese, entre os séculos 18 e 21.

A publicação não será comercializada, mas doada a instituições públicas de pesquisa.