14/06/2018 12h51

Guia Geral do Arquivo da Arquidiocese é lançado em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Obra a ser lançada nesta sexta-feira (15), às 10h, torna público catálogo com arquivos da Cúria Metropolitana

Pascom com Agência Alagoas
Foto: Divulgação

Os católicos e sociedade em geral passarão a conhecer a partir desta sexta-feira (15) mais profundamente a história da Arquidiocese de Maceió. Será lançando às 10h no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho, o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió.

O projeto é uma parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e possibilita aos interessados pela história da Igreja e de Alagoas uma visão geral dos assuntos, tipos de documentação e períodos que abrangem o patrimônio, o que facilita o processo da pesquisa.

Para o arcebispo de Maceió essa é a oportunidade para que muitas coisas sobre a vida da Igreja sejam esclarecidas. “Nele estarão contidos os padres ordenados, o acervo patrimonial, religioso e cultural ao longo dos anos, além dos trabalhos realizados pelas paróquias. Agora não restará nenhuma dúvida. Quem quiser saber algo do passado da Igreja, procure o guia”, disse Dom Antônio Muniz.

De acordo com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, o intuito é tornar acessível todo o arquivo da instituição para a sociedade alagoana. “Pela sua relevância histórica e cultural, a documentação sempre foi de interesse dos historiadores, dos genealogistas e da comunidade católica, uma vez que seu estudo contribui para elucidar o passado alagoano e brasileiro, assim como o papel do catolicismo e da instituição religiosa”, destacou.

Foi esse mesmo raciocínio que levou um grupo de pesquisadores a se dedicarem ao projeto. “Por conta de sua importância, o curso de História da Universidade Federal de Alagoas firmou uma parceria técnico-científica com a Arquidiocese de Maceió, com amplo apoio do arcebispo para que as disciplinas de estágio obrigatório do curso de Bacharelado e os projetos de pesquisa e extensão pudessem ser realizadas no acervo, tendo como contrapartida auxiliar na preservação, identificação e catalogação das fontes”, explicou a professora Irinéia Franco, que, desde 2011, esteve à frente do projeto, na coordenação da disciplina de estágio supervisionado e das atividades de tratamento e catalogação da documentação.

A docente relata que, devido ao imenso trabalho coletivo, surgiu a necessidade de apresentar o primeiro instrumento de pesquisa do acervo, o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió. Com ele, os usuários e pesquisadores podem conhecer a estrutura de funcionamento do arquivo e o mapa geral do acervo.

Para a concretização da obra, os trabalhos também contaram com a atuação do professor Filipe Caetano, responsável por ministrar aulas e coordenar projetos de pesquisa e extensão a partir do acervo. Dessa forma, foi possível envolver alunos da graduação e da pós-graduação, que trazem a público artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações com fontes históricas do Arquivo Metropolitano.

“Além da participação dos estudantes de graduação em História Bacharelado, que frequentam, semanalmente, o arquivo, temos o trabalho de estudantes voluntários e da assistente de Arquivo, Luiza Sahara da Silva Santos, que, com muita dedicação, atende ao público, auxilia nas pesquisas e no cuidado à preservação do acervo”, destaca Irinéia.

O arquivo da Cúria Metropolitana foi organizado em 1940 e tem por objetivo preservar a documentação histórica produzida pela Igreja Católica em Alagoas, especialmente da Arquidiocese, entre o período que vai do século 18 ao 21 .