11/06/2018 13h08

Em homilia, Dom Antônio Muniz reforça a importância pela santificação do clero e de toda a sociedade

Arcebispo afirmou que o Papa Francisco pediu a toda a Igreja para que rezasse pelo clero no mundo inteiro

Fillipe Lima/ Pascom Maceió
(Foto: Pascom Maceió)

O Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, celebrou na tarde dessa sexta-feira (8) no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, a Solenidade ao Sagrado Coração de Jesus com o dia de oração pela santificação do clero.

Durante a sua homilia, Dom Antônio afirmou que o Papa Francisco pediu a toda a Igreja para que rezasse pelo clero no mundo inteiro.

"O Papa Francisco pediu esse dia de oração pelo clero, não pensando na América Latina, mas ele pensou muito na frieza sacerdotal da Europa, mas essa festa também nos diz muito respeito, porque há um fervor grande em nós, mas no período em que surgiu a festa do Sagrado Coração de Jesus foi um período de frieza na França e foi aí que essa grande devoção, onde o testemunho de Santa Margarida Maria, que foi muito bom para a fé e avivamento pela oração para os padres", explicou o Arcebispo.

Dom Antônio disse ainda que este episódio ocorrido na França acabou influenciado diretamente na formação da fé dos alagoanos.

"Houve uma debandada de bispos e padres que abandonaram a fé na França. Foi daí que surgiram os pedidos de toda a Igreja a Nosso Senhor para que não deixasse que o povo ficasse jogado nessa falta de fé e convicção de vida. O primeiro bispo de Alagoas recebeu a formação na França após a graça do reavivamento da fé neste país e trouxe para cá Apostolado da Oração, já que teve esta formação de ardor e devoção. Quando ele chegou aqui com essa vontade de fazer alguma coisa para reavivar a fé do povo de Alagoas, aqui foi transformado em um celeiro de oração e foi fundado o nosso seminário", prosseguiu Dom Antônio.

O Arcebispo de Maceió reforçou o pedido para que todos os fieis rezassem por todo o clero para que todos possam conquistar cada vez mais a altura da santidade. Dom Antônio disse ainda que nos próximos encontros, a Arquidiocese irá realizar momentos de orações pela santificação de diversos componentes da sociedade, como médicos, políticos e outros.

Por fim, Dom Antônio anunciou que os restos mortais do Monsenhor João Berkmans Lima de Oliveira será levado para um mausoléo no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, que ele ajudou a fundar.

"A família dele já nos autorizou e nós estamos construindo um mausoléo para que o Monsenhor esteja aqui conosco neste lugar que ele ajudou a fundar até o dia de sua ressurreição", finalizou.