Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Notícias / Arquidiocese

14/05/2018 12h24

Debate sobre ‘fake news’ encerra Semana das Comunicações Sociais na Arquidiocese

O evento, no sábado (12), contou com a participação da irmã Joana Puntel, da jornalista Luciana Martins e do advogado Cauê Castro

Lucas Thaynan - Comunicação Arquidiocese de Maceió

Membros das Pastorais de Comunicação (Pascom) de diversas paróquias da Arquidiocese de Maceió participaram, neste sábado (12), do VI Seminário Arquidiocesano para o Dia Mundial das Comunicações. O evento, realizado dentro da Semana das Comunicações, teve como tema a mensagem do Papa Francisco para os comunicadores: “A verdade vos tornará livre (Jo 8,32) – Fake News e Jornalismo de Paz”.

A problemática das fake news (notícias falsas) tomou conta das apresentações durante a tarde de sábado, no Seminário Arquidiocesano. A irmã Joana Puntel, pós-doutora em Comunicação e uma das principais especialistas em temas relacionados a Igreja e Comunicação, falou sobre a importância do debate desta temática no âmbito cristão e se mostrou preocupada com a evolução recente das fake news.

“As fake news se multiplicam três vezes mais rápido, mais fácil e mais amplamente do que as notícias verdadeiras. (...) O desafio maior é de reconhecer essas fake news, e é uma coisa que nos assusta. E isso está se tornando uma indústria. Existem hoje agências fabricando essas notícias falsas e ganhando até R$ 150 mil por mês”, alertou Puntel.
A jornalista e relações públicas, Luciana Martins, assessora de comunicação do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, explicou que o fenômeno conhecido como fake news não é algo recente, mas que a sua propagação se intensificou a partir das mídias digitais. Falou também que o trabalho da comunicação é combater esse efeito de desinformação.

“Nós temos aqui futuro formadores de opinião, a partir do momento que vocês compartilham também assumem a responsabilidade de checar essa informação. Imagina um padre quando vai celebrar a missa, quantos fiéis ele tem ali? Todos atentos para o que ele tem a falar, e ele possui também essa responsabilidade na hora de passar a informação”, orientou a jornalista.
O advogado Cauê Castro explicou quais são os meios jurídicos para o combate das fake news. “A gente não pode achar que vai ficar por isso mesmo, que não vai dar em nada. Temos que defender aquilo que acreditamos, principalmente naquilo em que trabalhamos. É preciso que estejamos atentos para isso, pois existem, sim, meios para combater essas inverdades”.

O jornalista Marcos Felipe, membro da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Maceió e um dos responsáveis pela organização do evento, falou da importância de debater esta temática para vários públicos da Arquidiocese, além da presença da Irmã Joana Puntel nesta edição.

“Passar quatro dias com a irmã Joana Puntel foi uma experiência como jornalista e como cristão. Meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] foi sobre a Pascom e cheguei a usar alguns livros dela, e poder conversar com ela sobre esse tema foi uma riqueza para mim. Acho que não só para a Pascom, mas para a Arquidiocese. Ela se reuniu com vários setores e mostrou a importância da comunicação para a Igreja. Hoje é uma necessidade dos movimentos e pastorais entenderem as novas formas de evangelização”, expôs.

Semana das Comunicações
Durante a Semana das Comunicações Sociais, realizada entre 09 e 12 de maio, sacerdotes, seminaristas, catequistas e comunicadores da Arquidiocese de Maceió tiveram a oportunidade de se aprofundar nos ensinamentos da Igreja em relação à comunicação e os seus principais desafios. A Irmã Joana Puntel foi a responsável por conduzir os assuntos tratados durante o evento.
 

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL