12/05/2018 04h11

Jornalistas discutem mensagem do Papa Francisco em café da manhã

Irmã Joana Puntel, fsp, conduziu conversa com arcebispo e imprensa

Thiago Aquino / Comunicação Arquidiocese de Maceió
Evento fez parte da Semana Arquidiocesana das Comunicações Sociais (Foto: Carlos Roberto / Comunicação Arquidiocese de Maceió)

A mensagem do Papa Francisco para a 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, foi assunto do café da manhã, nesta sexta-feira (11), com o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, a Irmã Joana Puntel e jornalistas, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no Farol.

A assessora da Semana Arquidiocesana das Comunicações, a irmã Joana Puntel, da Congregação das Irmãs Paulinas e doutora em Comunicação, explicou sobre o olhar da Igreja diante dos desafios da comunicação no meio digital: "O Dia Mundial das Comunicações Sociais surgiu depois do Concílio Vaticano II. É uma preocupação da Igreja em saber o que está acontecendo na sociedade, pois todos nós precisamos manter o senso crítico diante das informações que circulam em vários meios de comunicação e, neste ano, o tema tem uma atenção especial para as mídias digitas e as fake news, um assunto atual".

Dom Antônio Muniz reforçou que a Arquidiocese de Maceió está empenhada para colaborar com a discussão do assunto e a contribuir no combate aos boatos e notícias falsas. "A irmã veio exatamente para refletir a importante mensagem do Papa Francisco e, desde quarta-feira, está conosco e continua expando esta preocupação da Igreja com a Verdade. Ela Já falou com os padres, seminaristas, catequistas e é importante este contato com vocês também da imprensa", falou o arcebispo.

O metropolita adiantou que em junho será lançado o livro Guia do Arquivo Arquidiocesano, um registro dos documentos históricos que a Cúria mantém conservados até hoje. "É a primeira vez que o Arquivo passa a ficar disponível para o público de uma forma mais acessível. O lançamento é na expectativa dos 100 anos da Arquidiocese e é uma contribuição da Igreja para que as pessoas conheçam a verdade direto da fonte, evitando a fofoca, a dúvida e a mentira", comentou.

O radialista Warner Oliveira, da Rádio Gazeta, participou do bate-papo e lembrou que a Arquidiocese tem um papel importante para tratar o assunto fake news. "É a Igreja que se comunica com as famílias, então é necessário que se fale sobre o cuidado que deve ter nas redes sociais com relação a onda de violência, a propagação das drogas, o que se faz em termo de informações que não são verdadeiras, porque isso só beneficia as coisas erradas e geram maiores problemas", pontuou.

Entre os participantes do café da manhã, também estavam o secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, e o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Costa.

O evento fez parte da programação da Semana Arquidiocesana das Comunicações Sociais, que será encerrada neste sábado (12), com o Seminário para os agentes da Pastoral da Comunicação.