16/03/2018 19h45

Paróquia de Passo de Camaragibe realiza I Retiro Paroquial da Quaresma

Pascom Passo
Foto: Hypolito/Pascom Passo

No dia 11 de março, 4º Domingo da Quaresma, denominado Domingo “Laetare”, o Domingo da Alegria, os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição, em Passo de Camaragibe, se reuniram para um momento de retiro, com o tema: “A espiritualidade da Quaresma e do Tríduo Pascal”.

O Retiro Paroquial da Quaresma surge com a intenção de reunir os fiéis, num local de silêncio, para um momento de interiorização. Dirá o padre Luiz Antônio Guimarães, administrador paroquial: “Assim como Jesus subiu ao monte para orar ao Pai, convoquei os paroquianos a vivermos juntos esta experiência, sairmos a um lugar reservado e, através do silêncio, meditarmos sobre a espiritualidade da Quaresma e do Tríduo Pascal, a fim de celebrarmos com renovado ardor a Páscoa de nosso Senhor”.

Com a Santa Missa, às 8h, na Igreja de São José, na Barra de Camaragibe, deu-se início ao retiro. Em seguida, os fiéis se dirigiram ao Sítio Trindade, na Praia do Toque, onde aconteceram momentos de reflexão, deserto espiritual e orações.

A primeira reflexão, conduzida pelo padre Luiz Antônio foi sobre o sentido espiritual da Quaresma. Na ocasião, partilhou: “A Quaresma gera em nós o desejo de nos aproximarmos mais de Deus, reconhecendo nossos limites e deixando-se conduzir por sua imensa misericórdia. É como aquele filho, da parábola do filho pródigo, que cai em si e regressa à casa do pai e o pai, rico em misericórdia, acolhe-o com grande festa”.

Após a primeira reflexão, houve um momento de deserto. Já no período da tarde, a segunda reflexão, conduzida pelo padre Adauto Farias, da Congregação da Missão, refletiu sobre a espiritualidade do Tríduo Pascal. “A Páscoa, maior festa do cristianismo, além de ser precedida pela Quaresma, também o é pelo Tríduo Pascal, quando mergulhamos nos mistérios da vida de Jesus, desde a sua oferta na última Ceia e na Cruz, mas, sobretudo a sua ressurreição no domingo da Páscoa. Viver cada momento do tríduo, a partir da beleza da liturgia, leva-nos a contemplar em nossa vida este grande mistério”, comentou o sacerdote.

Para o jovem Gabriel Ferreira, acólito da Igreja Matriz, “o I Retiro Paroquial foi uma experiência de me encontrar com o Senhor, recordando do seu amor tão grande para com a humanidade, que foi a morte numa Cruz. Simplesmente, o retiro foi uma grande renovação na fé”.

O retiro foi concluído com a oração do Terço da Misericórdia.