27/02/2018 23h23

Projeto de prevenção as drogas é lançado para preservar vidas de jovens na periferia de Maceió

Gilca Cinara - Projeto Dom Bosco

É com a proposta de trabalhar a prevenção de drogas junto com crianças e adolescentes residentes na periferia de Maceió, que a Fundação João Paulo II - Casa Dom Bosco e a Escola Municipal Nosso Lar lançam na próxima sexta-feira (23), o Projeto "Diga Sim à vida", uma ação de forma preventiva contra a problemática nacional: as drogas.

"O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentarão drogas. Por isso, é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. Essa noção é a matriz do projeto que está sendo desenvolvido pela escola", colocou a diretora da Escola Nosso Lar, Gilda Verbênia.

Vale ressaltar, que os altos índices de criminalidade registrados em Maceió e nos outros municípios alagoanos estão relacionados com o tráfico de drogas, que todos os dias tem feito vítimas nas ruas da cidade.

Idealizador do projeto, Padre Tito Regis coloca que um dos desafios é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. "Nós queremos atingir o problema com as drogas em suas raiz que é dentro das comunidades, conversando os jovens e levando para eles uma educação preventiva e a conscientização. Na Casa Dom Bosco realizamos o acolhimento do dependente químico, mas agora queremos que esse jovem não chegue a fase da dependência ofertando a prevenção", enfatizou ele.

Com isso, o projeto tem como proposta sensibilizar os professores para abordagem da questão, facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens, além de ampliar a mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.

Atividades prevista dentro do cronograma do projeto serão desenvolvidas na escola e a unidade da Fundação João Paulo II, Casa Dona Assunto, no Centro. De acordo com a diretora escolar, serão ofertados aos jovens aula de música, guarda mirim, oficinas de artesanato, reforço escolar, atividades esportivas e guarda provisórias - em casos especiais.

O quê: Lançamento do Projeto de Prevenção a drogas, às 8h30
Quando: Sexta-feira, 23 de fevereiro
Onde: Escola Nosso Lar, Rua Sampaio Dória, 152 - Ponta Grossa.

Gilca Cinara - 98894-0176
Fundação João Paulo II - Maceió