31/01/2018 15h10

Coordenadores de Catequese se reúnem em Assembleia Arquidiocesana

Anualmente coordenadores de Catequese se reúnem para realizar a sua Assembleia Arquidiocesana.

Este ano, o encontro ocorreu no dia 20 de janeiro na Paróquia Universitária de Santa Teresinha, no bairro do Farol, e contou com a participação de 20 paróquias.
Para este ano, a Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética, escolheu como tema “Catequistas como Sal da Terra e Luz do Mundo”, em alusão ao Ano do Laicato. Também tiveram como direcionamentos as proposta da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro do ano passado, que prepara a Igreja de Maceió para as comemorações do seu centenário.
Para o coordenador da comissão, padre Márcio Roberto, é uma alegria reunir os coordenadores para conversar e trocar as experiências catequéticas das paróquias da Arquidiocese.
“Lembremos que são em momentos como este em que nossa Catequese se mantém viva e atuante. Somos missionários e temos a missão de espalhar o Evangelho em nossas comunidades”, falou sobre a missão do catequista.
O sacerdote ainda recordou que a Catequese no Brasil está vivendo um tempo de graça com o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã. “Uma parcela das paróquias já está colocando em prática e vivenciando o IVC. São histórias de integração na comunidade, entre Catequese as famílias, e demais pastorais”.
Luiz Carlos, membro da Comissão trabalhou na parte da manhã com os coordenadores fazendo uma retrospectiva sobre o ano de 2017 com dados sobre a participação das paróquias em reuniões, e as atividades realizadas pela equipe.
“É muito importante a participação dos coordenadores em nossas reuniões mensais. Muitas coisas do que está acontecendo na Igreja são debatidas nelas. Além disso é a forma que temos de saber como anda a Catequese nas paróquias”, ressaltou lembrando da importância dos articuladores, que fazem o intercâmbio entre a Comissão e os coordenadores de área e setor.
Ele também recordou o papel que cada coordenador tem em sua paróquia, como uma extensão da Comissão Arquidiocesana, e sugeriu trabalho em grupo. Cada participante teve a oportunidade de preencher um questionário com a avaliação de 2017. E, além disso, as áreas e setores que estavam sem articulador realizaram as devidas eleições.
A manhã terminou com a celebração da missa, presidida por Padre Márcio Roberto. O sacerdote aproveitou a data, Dia de São Sebastião, e lembrou os catequistas falecidos que dedicaram sua vida a missão.
“Temos histórias bonitas em nossa Arquidiocese de pessoas que dedicaram que viviam com amor o trabalho catequético. Lembrando a Liturgia, hoje de São Sebastião, rezemos por esses nossos irmãos”, colocou.
Seguindo as orientações da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no horário da tarde, os coordenadores receberam um repasse do plano da Igreja Particular para 2018 com o tema “Com o Filho sob a proteção de Maria”, contemplando o rosto do Filho à luz do Evangelho de Marcos, no revigoramento da fé e do testemunho na Liturgia Dominical, na vivência comunitária e Bíblico-Catequético, tendo como Maria, o modelo de fé.
Eles trabalharam as seguintes dimensões: Pastoral de Conjunto, Formação de Agentes, Renovação das Paróquias e das Áreas, e Transformação da Sociedade.
Para terminar o dia, os coordenadores participaram de um momento orante, refletindo o tema da Assembleia e cada um levou símbolo do sal e a vela.
Para a catequista, Simone Silva, da paróquia São Maximiliano Kolbe, do Benedito Bentes I, a assembleia foi avaliada como positiva. “Conseguimos montar um calendário do nosso setor e estamos mais próximos dos nossos irmãos coordenadores. Precisamos nos integrar mais e trabalhar juntos”.