31/01/2018 14h22

Pastorais e Movimentos se reúnem em seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2018

Seminário CF 2018 promovido pela equipe de Campanhas da Arquidiocese de Maceió

Seminário Campanha da Fraternidade 2018 - Fraternidade e superação da violência.

No último sábado (27) a Catedral Metropolitana, no Centro de Maceió, foi o local escolhido para reunir pastorais, movimentos e interessados para o seminário sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: "Fraternidade e Superação da Violência".
A formação ficou sob o comando do Pe. Egídio de Carvalho Neto, da Equipe de Campanhas da Regional Nordeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele iniciou, lembrando que este ano a Igreja do Brasil propõe novamente o tema da violência, mas desta vez com uma abordagem diferente.
“A violência assola nosso país, estados e cidades. Para este ano trazemos o debate de propostas práticas, para contribuir com o fim deste mal”, iniciou sua palestra.
O padre lembrou que no ano de 2016 foram assassinadas aproximadamente 61 mil pessoas, e que Alagoas ficou na terceira posição, perdendo apenas para outros dois estados do Nordeste, Sergipe e Rio Grande do Norte. “A guerra chegou às cidades pequenas e comunidades rurais”.
Para ele o maior desafio é conscientizar os católicos sobre o tema: “No ano passado, exatamente no dia em que se comemoraram os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi realizada uma pesquisa no Santuário Nacional, e os números chamam a atenção. Por exemplo, a maioria que estava se disse a favor da pena de morte”.
E continuou: “As autoridades celebram os números, mas temos que ver o que está por traz. Quem é assassinado deixa uma família, e que cometeu o crime também. Isso envolve a comunidade, as políticas públicas, e tudo o que envolve essas pessoas”.
Segundo ele, essa é a proposta da Campanha da Fraternidade, os números já estão postos, e a necessidade maior é como superá-los.
Para o vigário-geral, padre José Augusto, é preciso compreender esta realidade à Luz do Evangelho. “Estamos aqui para viver melhor os próximos dias em que iniciará a campanha, mas acima de tudo, tirar nossa sociedade dessa triste realidade com verdadeiras atitudes de filhos de Deus”.