04/01/2018 18h48

Milhares de fiéis festejam o Senhor Bom Jesus em Matriz de Camaragibe

Toda a festa foi transmitida pela Rádio Comunitária Matriz FM e pela Pascom paroquial com transmissão online pelo Facebook

Pascom SBJ - Matriz de Camaragibe
Fotos: Pascom SBJ - Matriz de Camaragibe

Em clima de oração, fraternidade e confraternização a Paróquia Senhor Bom Jesus em Matriz de Camaragibe, Alagoas, viveu momentos de fé e devoção na festa do seu padroeiro o “Senhor Bom Jesus”, uma tradição que tem mais de 300 anos.

De 23 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018 foi realizado o novenário da festa com o tema: “Brote em nosso meio o amor, a justiça e a paz”! No palco montado ao lado da Igreja Matriz, ocorreram as Celebrações Eucarísticas; o local foi escolhido para melhor atender a todos os que, com muita alegria, fé e devoção, estiveram presentes nas noites dos festejos.

As Celebrações Eucarísticas foram presididas por Pe. Gilberto Antônio, sdb (pároco da cidade), Pe. Délio Mota (Vigário Paroquial) e Pe. Emerson Melo (Vigário Paroquial), além de padres convidados das cidades vizinhas: Francisco Guido (Porto Calvo) e. Pe. Aristides Jorge (pároco de Barra de Santo Antônio), Pe. Antônio Júnior (Pároco de Maragogi), padre salesiano convidados Pe. Marcos Antônio, sdb., (ex-pároco da cidade), Dom Genival (Bispo emérito de Palmares) e o Bispo de Penedo Dom Valério Breda, SDB., sempre animadas por corais da paróquia: Bom Jesus, Alfa e Ômega, Santa Luzia, Coral CCC, N.S. Auxiliadora, Vozes Celestes, Santa Cecília, Ministério Renascer no Espírito e a Banda Nova Geração.

As diversas pastorais e movimentos da Paróquia tiveram participação como animadores das Celebrações. Uma inovação foi à inclusão dos diversos setores civis/sociedade como noiteiros do Novenário. Um dos momentos mais aguardados pelos devotos é a saída das imagens do Senhor Bom Jesus da Igreja Matriz para o palco onde foram realizadas as celebrações Eucarísticas. Tocar nas imagens ou até mesmo poder levá-las ao altar é o desejo de muitos devotos.

Após as celebrações Eucarísticas, foram realizados shows no coreto da Praça Bom Jesus que fica em frente à Igreja Matriz: Ministério Aleluia (Maceió), Banda Aviva Já (Movimento EJC – Maceió), apresentação do alto de Natal Emannuel com a Cia de Teatro e Dança do CJDB (jovens católicos que são voluntários no Oratório do Centro Juvenil Dom Bosco), a apresentação do Pastoril Filhas de Maria, o conjunto de flauta doce e a Filarmônica Bom Jesus que são frutos do trabalho salesiano em Matriz, a Banda da Policia Militar de Alagoas (Maceió), o Show católico de Celione David no pátio do mercado no dia 29 e a tradicional Cavalhada do Senhor Bom Jesus, que aconteceu no dia 30, e a exposição cultural e fotográfica no Centro Pastoral Mamãe Margarida de 27 a 29.

O tradicional momento da saída das imagens para o banho de perfume no dia 31 de dezembro; as imagens passam parte desse dia na casa de uma família da cidade (de onde sai a bandeira para o início dos festejos) sempre acompanhada pela Filarmônica Bom Jesus e por diversas pessoas.

E no dia 1º de janeiro: a grande festa do padroeiro Senhor Bom Jesus, que começa com a missa solene às 10h da manhã e na parte da tarde às 16h a Celebração Eucarística acompanhada por centenas de fiéis, logo após teve início a procissão pelas ruas da cidade. As imagens foram seguidas por milhares de fiéis que com fé e alegria cantavam os louvores ao Bom Jesus e recepcionadas por centenas de fiéis nas ruas e esquinas por onde passavam.
“Há mais de 15 anos venho aqui para ver o Bom Jesus, nunca perdi uma procissão, durante esse tempo; tenho muita fé no ‘meu Bom Jesus’, pode confiar Nele que o problema é resolvido, venho todo ano pra agradecer”. Devoto vindo de Porto Calvo.

“Há mais de 40 anos venho para a festa do Bom Jesus, vinha a pé quando criança e morava na fazenda. Hoje moro em Maceió e continuo vindo, não mais a pé, mas, estou aqui com muita alegria e fé no ‘meu Bom Jesus da Matriz’ e no próximo ano estarei aqui de novo”. Palavras de uma devota.
Os festejos se encerraram à 00h do dia 1º com a descida da bandeira.
Ainda em clima de festa, no dia 07 de janeiro acontecerá o tradicional leilão de animais e prendas do Senhor Bom Jesus.

Toda a festa foi transmitida pela Rádio Comunitária Matriz FM e pela Pascom paroquial com transmissão online na página oficial da Paróquia no facebook.

***Fotos na página oficial da Paróquia e no Facebook da Arquidiocese de Maceió.