18/12/2017 01h19

Arquidiocese de Maceió reúne coordenadores paroquiais da Pascom para definir novas metas

Agentes da PASCOM da Capital e Interior conheceram a nova proposta de trabalho da Pascom Arquidiocesana e a atual coordenação

Micheliny Tenório/ Pascom Arquidiocese de Maceió
Fotos: Carlos Roberto/ Pascom Maceió

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió reuniu no último sábado (16), na Catedral Metropolitana, coordenadores paroquiais da Pastoral da Comunicação das Paróquias ligadas à Arquidiocese para apresentação das novas diretrizes, que passam a nortear o trabalho da comunicação pastoral a partir de 2018. Ao todo participaram 23 agentes de Pastoral das Paróquias dos Setores e 13 das Paróquias das Áreas do interior, somando 70 coordenadores.

Na ocasião, o arcebispo Dom Antônio Muniz dirigiu uma palavra de acolhimento dando início a reunião, agradeceu o empenho demonstrado pelas Pascom's e falou sobre a necessidade da parceria entre a Pascom Paroquial com a da Arquidiocese.

“Precisamos afinar a linha de raciocínio entre a Pascom nas Paróquias e a Pastoral da Arquidiocese na perspectiva da Igreja missionária, samaritana e orante rumo ao centenário. Desejo crescimento às ações já realizadas e apoio o trabalho que passa a ser orientado pela Pascom Arquidiocesana, seguindo os preceitos da Igreja”, ressaltou Dom Antônio ao definir que a coordenadora da Pascom e da comunicaçao na Arquidiocese passa a ser Maria Cícera.

Maria Cicera agradeceu a confiança e a indicação do arcebispo e salientou: "Nosso trabalho será uma unidade e parceria entre Comissão Arquidiocesana e Pascom Paroquial, pois é de grande relevância para um desempenho eficaz e uma eficiente comunicação na Arquidicoese ações que motivem novas ações".

Dentre as novas diretrizes, destacaram-se orientações sobre o uso das redes sociais para divulgação das ações das paróquias e da Arquidiocese; as formações para membros de Pascom Paroquial, que devem começar a partir de fevereiro de 2018; encontros de espiritualidade (retiro) e agenda de ações para o próximo ano.

Uma das ações será uma campanha de combate ao trabalho infantil a ser realizada pela Arquidiocese de Maceió junto ao Ministério Público do Trabalho.

Os coordenadores conheceram a logo marca do Centenário da Arquidicoese e as orientações de como usa-la. Um destaque importante, também, foi a apresentação da nova identidade visual e a atual formaçao da Comissão Arquidiocesana, composta por 20 agentes incluindo Pe. Rodrigo Rios.

Na reunião ficou decidido, pelos coordenadores, que as reuniões com as Paróquias setoriais serão bimestrais, a partir de fevereiro, e as das áreas do interior se encontrarão a cada três meses, a partir de março.