02/10/2017 15h05

Paróquia Menino Jesus de Praga abre Semana da Pessoa Idosa na Arquidiocese

Resgate da dignidade da pessoa idosa e carinho com os que envelhecem são enaltecidos durante missa presidida por padre José Aloisio

Micheliny Tenório - Pascom Menino Jesus / Pinheiro
Tags: PPI, semana, 2017, Pessoa, Idosa
Fotos: Ítalo Campina/Pascom Menino Jesus/Pinheiro

A Arquidiocese de Maceió realizou na tarde do domingo (1º), a abertura da Semana da Pessoa Idosa durante missa presidida por padre José Aloisio na Paróquia Meninos Jesus de Praga, no Pinheiro, iniciando uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo dos próximos dias.

Além dos integrantes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), da paróquia anfitriã, representantes da PPI de outras paróquias também participaram do momento. À frente da coordenação estadual da PPI desde 2008, Crismédio Neto destacou a relevante contribuição da pastoral para uma melhor qualidade de vida para o idoso.

“Efetivamente, a PPI tem uma presença tímida, mas muito eficaz. O trabalho essencial é junto às famílias, fazendo um acompanhamento mensal dos idosos, o que ajuda a inibir a violência, fortalece o vínculo familiar e comunitário, pois a PPI termina sendo uma ponte entre os serviços que existem na comunidade e a pessoa idosa. Envelhecer é um desafio. Precisamos acolher nossos idosos para que possam viver essa fase com dignidade”.

Número crescente de envelhecimento
Em Alagoas, 12% da população já é idosa. São cerca de 400 mil pessoas e destas, 3.800 são acompanhadas pela PPI para os quais são estendidas assistência médica e social, entre outros serviços.

Segundo Crismédio, a Arquidiocese escolheu a Paróquia Menino Jesus para a abertura da Semana do Idoso devido ao apoio dispensado pelo pároco José Aloísio à pastoral, a referência estadual que a pastoral da Menino Jesus de Praga tem sido e pelo horário conveniente para as pessoas idosas e seus familiares.

Luzia Leite, coordenadora da PPI da Menino Jesus de Praga descreveu a atuação da pastoral com os idosos da paróquia.

“Realizamos visitas domiciliares e em abrigos, estendendo auxilio para consultas e exames médicos e orientação para as famílias sobre os cuidados que precisam dispensar para o idoso”, destacou Luzia ao informar que a PPI atua desde 2010 e conta com 18 membros, incluindo a Comunidade de Santo Amaro.

Integrante desde 2014 da PPI da Menino Jesus de Praga, o idoso José Alfredo dos Anjos falou sobre o sentimento de abandono, que os idosos costumam ter, e a necessidade de valorização dos que já estão com idade a partir dos 60 anos.

“O Brasil está caminhando para ter um maior número de idosos e isto requer que a igreja acompanhe de perto esse contingente para que se sintam valorizados. Nessa faixa etária, é comum nos sentirmos abandonados e sozinhos e por isso a PPI ser tão necessária como um apoio à qualidade de vida dessas pessoas”.

Durante sua homília, Padre José Aloisio lembrou o legado deixado por Zilda Arns, fundadora da PPI.

“Em sua sensibilidade enxergou a necessidade de cuidar dos mais frágeis nessa caminhada que se chama vida. O exemplo de Dona Zilda é para nos animarmos para as missões que Deus nos propõe”, ressaltou o pároco.

Rede de proteção
A PPI faz parte da campanha da nota fiscal cidadã, que pode ser adotada pelos contribuintes. A pastoral integra a Rede Estadual de Proteção à Pessoa Idosa, que tem a participação de conselhos voltados para a categoria e onde também são apresentadas as demandas levantadas com o acompanhamento feito pelas representações da PPI no estado.

Antes da bênção final, os idosos presentes foram agraciados com uma mensagem especial e com duas crianças tocando com flautas um canto Mariano. Um fragmento de um dos últimos textos de São João Paulo Segundo foi lembrado pelo coordenador estadual da PPI: “Que cada comunidade acompanhe com a compreensão amorosa todos os que envelhecem”. Padre José Aloisio encerrou a celebração com uma benção especial e aspersão de agua benta nos idosos, contando com a ajuda do Crismédio.