19/08/2017 02h08

Catedral recebe fiéis na primeira noite do novenário

Cônego João Neto presidiu Celebração Eucarística

Wagner Oliveira / Pascom Arquidiocese de Maceió
Procissão de entrada

A Santa Missa desta sexta, 18/08, primeira noite do novenário em honra à Padroeira da Arquidiocese de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, foi presidida pelo Côn. João José de Santana Neto, ecônomo da Arquidiocese e pároco da Igreja de Santa Catarina Labouré e Nossa Senhora das Graças, no Aldebaran. Concelebraram o Côn. Severino Fernando de Sousa Neto e Mons. Celso Alípio Mendes Silva. Inaldo Pita Gusmão foi o diácono assistente.

Antes do início da celebração os fiéis rezaram o rosário de Nossa Senhora e foram acolhidos pelo Mons. Celso Alípio com palavras de carinho e gratidão. A liturgia foi solenemente cantada pelo Coro Senhor do Bonfim, com regência do Sr. Diógenes.

“O matrimônio não se pode entender como algo acabado. A união é real, é irrevogável e foi confirmada e consagrada pelo sacramento do matrimônio. Os esposos tornam-se protagonistas de um projeto que deve ser levado adiante conjuntamente”, foi o tema de reflexão.

Em sua homilia, Côn. João Neto destacou que o “Sacramento do Matrimônio é um sinal sensível da Graça de Deus. Ele não é uma instituição falida, pois Deus jamais criaria uma instituição falida. Falido somos nós!”.

Ainda explanando o tema, Côn. João afirmou que “a fidelidade não está no campo da sexualidade, mas de um modo geral na vida do casal. Só a partir do compromisso de amor, a família pode ser sinal visível da graça de Deus, na dignidade de um compromisso assumido”, concluiu.

No final da Eucaristia a cantora Ana Costa fez uma homenagem à Padroeira e a Sra. Rejane Gaia apresentou os membros do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Maceió. Foi entoado o hino da Padroeira, seguido da oração e bênção. Após a celebração os fiéis foram convidados para a festa externa com barracas de comidas e apresentação da cantora Ana Costa, em palco montado na entrada da Catedral.

Programação do segundo dia do novenário
Missa às 6h, com café para os pobres. Das 10h às 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento. Eucaristia às 15h, com a liderança da Área Pastoral Manguaba.
Às 19h, missa no segundo dia do novenário presidida por dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo.
Lideranças: Setor Juventude, Pastoral Familiar, Catequese e Pastoral da Comunicação.
Animação: Ministérios Jovens da Arquidiocese.
Após a Eucaristia festa externa

Audios