09/05/2017 18h23

Festa de São José Operário é celebrada, com muita alegria, em Joaquim Gomes

A Paróquia também celebrou os 30 anos de trabalho e dedicação das Irmas de São José Pinerolo na cidade

Rosileide Nascimento e Vieira Magno
Fotos: Pascom Joaquim Gomes

A festa teve início dia 22 de abril com missa de abertura presidida pelo Arcebispo de Maceió dom Antônio Muniz e a apresentação do novo administrador paroquial da cidade padre Gilmar Custódio da Silva. Cada noite foi organizado pela equipe de organização da festa juntamente aos noiteiros de cada dia, no caso as comunidades da paróquia, na qual, seguiam em procissão até a igreja matriz de São José com a bandeira de São José Operário e um quadro de Nossa Senhora Aparecida em homenagem aos 300 anos da aparição no rio Paraíba.

Todas as noites foram organizadas, semanas antes, pela equipe do conselho paroquial, cujo cada membro fazem parte de algum movimento pastoral na paróquia, junto aos seminaristas Adriano Vieira e o seminarista José Ronaldo dos Santos. “Dedicação dessa equipe e de toda comunidade, fizeram a festa acontecer de maneira mais festiva e diferente de todos os anos anteriores celebrados, onde a comunidade se envolveu e participou de forma ative mostrando ainda mais sua devoção à São José”, salientou um membro da equipe organizadora. Outros padres fizeram presentes, em algumas noites celebrando a missa.

O novenário de 22 a 30 de abril, em honra ao padroeiro, teve seu auge no décimo dia, dia festivo, 1º de maio, com procissão e Missa presidida pelo Cônego Severino Fernando de Souza Neto, Administrador da Catedral Metropolitana de Maceió e Reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, e concelebrada pelo administrador Paroquial, padre Gilmar Custodio da Silva, e a assistência do Diácono Cesário Cavalcante Borba. Na ocasião se celebrou, com homenagens, os 30 anos da presença e do trabalho dedicado das Irmãs de São José de Pinerolo na cidade, chegaram em 1987.

IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE PINEROLO 30 ANOS DE PRESENÇA EM JOAQUIM GOMES – AL

A Congregação das Irmãs de São José teve sua origem no ano de 1650 por obra do jesuíta Padre Jean Pierre Médaille e de monsenhor Henry de Maupas, Bispo de Le Puy – França. Pe. Jean Pierre Médaille, é considerado um dos maiores missionário da população rural francesa que atuou nas várias dioceses da França.

A Congregação tem como missão de “ser na Igreja sinal do amor de Deus e fermento de comunhão, em espirito de humildade e de pequenez evangélica”. Seu serviço apostólico está aberto a “todas as obras de misericórdia espiritual e corporal”, da evangelização, catequese e animação pastoral aos serviços educativos e de caridade, com preferencia pelos mais pobres e sofredores.

Fiéis ao carisma do Instituto, que o fundador chamou de “Pequeno Projeto”, as irmãs de São José desejam ser na Igreja uma presença humilde e discreta, “todas de Deus e do próximo, nada para si mesma”.

“É com este espírito, com esta visão e dedicação que no mês de fevereiro de 1987 chegamos em Joaquim Gomes –AL como presença viva e ativa que trouxe, ao longo destes anos, atividades e projetos de relações fundamentadas na fraternidade, solidariedade e esperança. Estamos gratas a Deus que nos chamou e nos enviou ao povo de Joaquim Gomes ao qual serviremos até Deus quiser”, destaca uma das religiosas.