06/05/2017 04h32

Dom Antônio Muniz e imagem doada pelo Santuário Nacional são acolhidos no aeroporto

Imagem feita por cristãos da Palestina foi entregue à Dom Antônio Muniz na última quarta-feira

Carlos Roberto/Pascom Arquidicoese de Maceió
Fotos: Carlos Roberto/Pascom Arquidiocese de Maceió

Já está em Maceió, a imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, entregue pelo Santuário Nacional para ficar nas (Arqui)Dioceses e Santuários Marianos. O vôo proveniente de São Paulo chegou à capital alagoana na noite desta sexta-feira (05), onde dom Antônio Muniz Fernandes e Dom Dulcênio de Matos (bispo da Diocese de Palmeira dos índios/AL), que traziam suas respectivas imagens recebidas durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, foram recepcionados ainda na porta da aeronave pelo clero da Arquidiocese.

Após a recepção, dom Antônio Muniz se dirigiu até uma sala reservada onde a imagem, que foi feita a mão por palestinos e entregues ao Santuário Nacional para que fossem presenteadas às (Arqui)Dioceses e Santuários Marianos e em seguida foi levada ao saguão do aeroporto onde foi apresentada aos diversos movimentos, pastorais, representantes paroquiais, passageiros e funcionários da INFRAERO, que estavam aguardando para acolher o arcebispo e a imagem.

Durante a apresentação, o metropolita fez a entrega da imagem ao padre Cícero Luiz Calado que ficará com a guarda até o domingo, quando será entronizada ao Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres. Após a entrega, dom Antônio falou da importância da imagem para o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. O momento acabou com os fiéis entoando cânticos marianos enquanto os devotos tiravam fotos da imagem.

No domingo, a Paróquia Sagrada Família celebrará uma Missa às 07h30 da manhã e em seguida sairá em carreata até o Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, onde o arcebispo entronizará e ficará permanentemente exposta para veneração.

Sobre a Imagem
Na manhã de quarta-feira (4), bispos e arcebispos de todo o Brasil foram presentados pelo Santuário Nacional com uma imagem fac-símile de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O momento aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, dentro das atividades da 55ª Assembleia Geral da CNBB, que se encerrou nesta quinta-feira (5). A ação acontece para marcar os trezentos anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil, celebrados este ano.

Confeccionada em madeira de oliveira pelos cristãos da Palestina, a imagem também é símbolo de unidade com o sofrimento destes fiéis, que atualmente são minoria em sua região. “Apesar de Jesus ter nascido e caminhado pela Palestina, os cristãos não são queridos naquela terra, e por isso sofrem perseguições. A oliveira nos remete a Terra Santa, local onde aconteceram grandes momentos na vida de Cristo. É a presença da rainha e padroeira do Brasil junto aos bispos e ao povo sofrido.”, explica padre João Batista, reitor do Santuário Nacional.

O presente é acompanhado por um certificado de autenticidade, uma coroa e um manto bordado pela Casa do Pequeno, obra social mantida pelo Santuário. No domingo, os bispos já haviam recebido um conjunto de paramentos do Jubileu do terceiro centenário de Aparecida. O kit é composto por estola, casula e mitra, vestes utilizadas durante a missa.