Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Especiais / 4° Mutirão Regional de Comunicação

4° Muticom

 

O 4º Mutirão Regional de Comunicação, foi promovido pelo Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), e realizado na cidade de Maceió (AL), no segundo semestre de 2011.

 

O objetivo foi promover diálogos sobre como funcionam os processos de comunicação e buscar construir uma sociedade baseada nos valores evangélicos.

Na estrutura do evento, além das conferências, foram oferecidas oficinas simultaneamente, abordando temas relacionados às práticas de comunicação e também quatro seminários temáticos.

O evento foi organizado para um público de 450 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de organizações não-governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio grande do Norte.

 

Sobre o mutirão anterior:

Muticom em Caruaru discutiu processos de Comunicação e Evangelização
O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além da arquidiocese da Bahia, Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.

Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar o outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”

No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.

Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.

 

Notícias do IV Mutirão em Maceió

01 - Começa o 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2

Tem início hoje, na cidade de Maceió (AL) o 4º Mutirão Regional de Comunicação. O evento reúne agentes da Pastoral da Comunicação de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mergulhados no tema “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”, os participantes participam de 14 oficinas e oito seminários, onde trabalham a importância da comunicação na Igreja, nas mais variadas formas de ação.

A abertura acontece às 19h, no Ginásio do Colégio Santa Madalena Sofia, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de um representante da arquidiocese de Maceió. Em seguida é realizada a conferência sobre o tema central do encontro, presidida pela irmã Joana Puntel, religiosa da Congregação das irmãs Paulinas, doutora em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutora pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra). O 4º Mutirão Regional de Comunicação termina no domingo, 30.

Histórico

A Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese da Paraíba. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal (RN) sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional.
Fonte: CNBB

 

02 - Conferência sobre Mídias Digitais marca abertura do 4º Mutirão de Comunicação

A capital alagoana se tornou sede do 4º Mutirão de Comunicação, um evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre a fé e a cultura. Tendo início ontem às 19h, a religiosa Joana Puntel, doutora em comunicação, realizou a conferência de abertura sobre o tema “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.

Em sua fala, a comunicóloga afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital. Realizando a ligação entre fé e razão, continuou “o fio condutor da nossa pastoral são as diretrizes que advém de nossa Igreja; nós somos chamados para o diálogo entre fé e cultura; e, nesse intercâmbio, é muito importante levar em consideração esses dois aspectos”. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos participantes.

Estão presentes no Mutirão de Comunicação as 21 dioceses componentes do Regional Nordeste 2, compreendido pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na solenidade de abertura, a mesa foi composta, além da conferencista da noite, por Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Caicó e referencial para a Comunicação no regional, Pe. Eduardo Tadeu, coordenador da Pastoral da Comunicação em Maceió, Ir. Maria Élide Fogolari, Assessora da Pastoral da Comunicacão da CNBB, Cacilda Medeiros, jornalista articuladora da Pascom neste Regional.

O evento conta com cerca de 400 participantes. Hoje serão oferecidas 14 oficinas por diversos assessores especialistas em comunicação. O evento se encerrará ao meio dia do Domingo com o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

03 - Nova Coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 é eleita no Mutirão.

Durante reunião dos articuladores diocesanos do Regional Nordeste 2 no dia de hoje foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação deste regional, tendo a jornalista Márcia Marques de Campina Grande como articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife como secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.

Em sua colocação, Dom Delson agradeceu a presença e força de articulação de jornalista Cacilda Medeiros e do publicitário Oscar Mariano pelo trabalho de coordenação e secretariado. “Eles foram os meus braços durantes estes quatro anos”, testemunhou.

Segundo Márcia Marques, também assessora de imprensa da sua diocese,”assumir o Regional é uma grande responsabilidade que a faço como muito amor; pois há co-responsabilidades na articulação, já que irei trabalhar com muitas pessoas competentes, mesmo de realidades diferentes, e sei que tudo irá dar certo por conta do amor visível das mesmas a esta missão”.

Resultados da Reunião

Durante o mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre o V Muticom Regional N2.

Amanhã haverá o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, cuja composição se dará com os correspondentes das diversas dioceses deste Regional, ficando sob a coordenação de Mayara, assessora de imprensa da CNBB do Regional Nordeste 2 e a cooperação do seminarista Jerônimo Pereira Bezerra, articulador Provincial de Maceió.

Em 2013 o Mutirão Nacional de Comunicação acontecerá na Arquidiocese de Natal (RN) e por conta disso, o Mutirão Regional foi adiado em sua próxima edição, para que haja participação e colaboração intensa deste Regional.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

04 - Oficinas sobre diversas temáticas de comunicação são ministradas no 4º Muticom do Regional Nordeste 2.

Teve início na manhã deste sábado (29) quatorze oficinas sobre diversas temáticas de comunicação. As mesmas estão sendo ministradas por assessores da Pastoral da Comunicação local, regional e nacional.
A oficina Produção de Programas Radiofônicos teve a assessoria do radialista Nill Júnior, da Rádio Pajeú, em Afogados da Ingazeira, Pernambuco. Para ele, “o 4º Muticom é uma ocasião ímpar para os que trabalham com os meios de comunicação a serviço da evangelização, pois, a gente não somente repassa conhecimento, mas adquire muito mais com as experiências dos congressistas”, frisou. Numa de suas falas discorreu sobre como deve ser produzido um programa radiofônico. “No rádio nada deve ser improvisado. Mesmo as músicas que serão levadas ao ar, as vinhetas que serão utilizadas, os textos que serão lidos, os tópicos abordados, tudo tem que estar devidamente organizado; e mais, o destinatário de nossa programação é muito inteligente e percebe tudo o que levamos ao ar, daí todo programa radiofônico deve ter uma pauta, e ser bem pensado”, concluiu Júnior.

Outra oficina bastante concorrida é a de Comunicação e Liturgia na Mídia, tendo a assessoria do Pe. Héliton Marconi, da Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte. “A liturgia é a comunicação da ação de Deus que atinge o ser humano por inteiro: seu intelecto, suas emoções e seus sentimentos. O objetivo desta oficina é mostrar que os elementos da comunicação são intrínsecos às celebrações litúrgicas dando uma maior dinamicidade. Comunicação e liturgia são partes de uma mesma realidade e, aliadas, dão um novo rosto à ação litúrgica, um rosto acolhedor e comunicativo que cativa e envolve as pessoas ajudando-as a celebrar o mistério com alegria, fé e vibração”, destacou o sacerdote assessor. Ante essa explanação, José Francelúcio Mendes, da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrada Família, em Belém, no estado da Paraíba, disse que “estas orientações capacita-nos a um melhor dinamismo em nossa liturgia, como por exemplo, nas transmissões de Missas pelo rádio, televisão ou internet”.
Dentre as demais temáticas que estão sendo trabalhadas, encontram-se: Produção de Jornais Digitais; Elaboração de Projetos para Captação de Recursos; Marketing Digital; Catequese Digital; Cerimonial e Organização de Eventos; Planejamento de Publicidade e Propaganda; Pastoral da Comunicação; Assessoria de Imprensa na Igreja; Convergência de Mídias; Comunicação e Arte da Xilogravura; Rádio Jornalismo e Produção de Textos Jornalistas. Todas elas têm como metodologia a conciliação da teoria com a prática.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

05 - Organização Arnon de Mello e Seminário Arquidiocesano de Maceió tornam-se extensão de oficinas do 4º Muticom.

As quatorzes oficinas do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB tiveram continuidade no período vespertino do sábado (29). Os assessores abordaram a dimensão prática das mesmas, visto que no período matutino havia sido abordada a dimensão teórica. Na ocasião, dois estúdios de rádio da Organização Arnon de Mello e a capela do Seminário Nossa Senhora da Assunção, da arquidiocese de Maceió, serviram de palco para oficinas.

A Organização Arnon de Mello (OAM) abriu suas portas para os integrantes da oficina Produção de Programas Radiofônicos a fim de que esses observassem de perto a condução de um programa de rádio. Orientados por Ada Mello, colaboradora da OAM e membro da Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Maceió, os congressistas puderam adentrar nos estúdios das rádios Gazeta Web e Gazeta FM. “Esta passagem de vocês em nossos estúdios de rádio vem engrandecer a Organização Arnon de Mello que é pioneira em comunicação no estado de Alagoas. Sinto-me agradecida a coordenação do 4º Muticom em trazê-los aqui, porque neste ano celebramos o centenário de nascimento do saudoso senador Arnon de Mello, que foi um visionário no tocante as comunicações sociais”, diz a senhora Mello.

Após visita ao estúdio da Rádio Gazeta Web, que também é veiculada por frequência AM, os congressistas visitaram a Gazeta FM no intuito de observarem os dois modos de fazer um programa radiofônico. Segundo o locutor e jornalista Douglas Lopes, que trabalha nas duas emissoras, “cada uma tem um perfil de ouvintes e o locutor deve se adequar a eles. Por exemplo, a FM comporta um público bastante jovem o que exige uma programação mais musical e interativa, enquanto que na AM o público, geralmente, está acima dos quarenta anos de idade, e querem ouvir uma programação de conteúdo jornalístico, tipo entrevistas, notícias etc. Vale dizer que tanto em uma quanto em outra, os ouvintes não procuram mais um locutor, mas sim um verdadeiro comunicador, isto é, aquele que munido de novas técnicas de comunicação, como a impostação de voz, sabe interagir com o ouvinte”, destacou Lopes.

Na capela do Seminário aconteceu a gravação da “Santa Missa em seu lar”, que é veiculada nas manhãs de domingo pela Tv Gazeta, filiada da Rede Globo e integrante da Organização Arnon de Mello. A Missa contou com a presença de membros da oficina Comunicação e Liturgia na Mídia, que teve a presidência do assessor Pe. Héliton Marconi, que disse estar muito contente com a organização do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 pela eficiência com a qual foi pensada toda a estrutura do evento e, principalmente, os locais das oficinas.

O diácono permanente Inaldo Pita, da arquidiocese de Maceió, e responsável pela transmissão da “Santa Missa em seu lar”, demonstrou muita satisfação ao falar que “nada melhor do que recebermos nesta Celebração Eucarística alguns sacerdotes, diácono e demais leigos envolvidos na Pascom do nosso regional”. O Pe. José Barros, da diocese de Salgueiro, e o diácono permanente Edjasme Lima, da diocese de Garanhuns, concelebraram a Eucaristia.

As oficinas encerraram-se com as atividades práticas que serviram de subsídios para os participantes do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, que está sendo realizado no Colégio Santa Madalena Sofia até este domingo (30), na capital das Alagoas, Maceió.
Fonte: Assessoria de Imprensa

 

06 - Irmã Joana Puntel lança livro na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, constando na programação do 4º Muticom.

Um dos momentos mais esperados pelos participantes do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB, era o lançamento da mais recente obra da irmã Paulina Joana Terezinha Puntel, que traz como tema “Comunicação: Diálogo dos Saberes na Cultura Midiática”. Tal evento aconteceu na noite do sábado (29), no estande da Livraria Paulinas na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, ocorrida no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Irmã Joana Puntel, é jornalista, com pós-doutorado em Comunicação pela The London School of Economics and Political Science, em Londres. É conhecida na Igreja do Brasil como uma excelente comunicóloga no tocante a Comunicação Eclesial e o diálogo com a Cibercultura. Muitas são as obras da autora que, desde a um considerável tempo, coordena os cursos do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), departamento de Paulinas responsável por formar comunicadores cristãos e agentes culturais. Na obra em questão, a comunicóloga visa auxiliar os agentes de pastorais e responsáveis pela Comunicação Social na Igreja para que possam dialogar com a cultura midiática hodierna.

O estande da Livraria Paulinas ficou tomado por congressistas do 4º Muticom que faziam questão de colher autógrafos e tirar fotos com a autora. Esta foi a primeira vez que a religiosa veio a Maceió por ocasião do Mutirão e disse estar muito grata aos organizadores do evento. “Já participei de vários Mutirões de Comunicação, mas este foi um dos mais organizados, especialmente pela metodologia desenvolvida, concatenando os diversos temas das oficinas e seminários; Movimentar quatrocentas pessoas num Mutirão não é fácil, e tudo se desenvolveu com muita serenidade; Tive uma reação muito positiva do público que fora bastante interessado pelas temáticas abordadas. No tocante ao lançamento deste meu livro na V Bienal, estou muito contente pelo interesse do público em querer aprofundar esta temática e, por assim dizer, contribuir com o pensamento comunicacional da Igreja no diálogo com as novas mídias”, finalizou Puntel.

Parceria

A Pascom da Arquidiocese de Maceió desde há muitos anos realiza uma parceria com a Livraria Paulinas. Segundo Bardione Pinto, promotora de Marketing da livraria, “Este lançamento, na programação do 4º Muticom que, destarte, aconteceu na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, fortalece ainda mais esta parceria e deixa-nos bastante felizes por sabermos que estamos construindo uma civilização cultural, no caso, leitores capazes de partilhar seus saberes na cultura midiática”, pontuou a promotora.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

07 - Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió preside a Santa Missa no 4º Muticom.

Representando Sua Excelência Reverendíssima, dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo metropolitano de Maceió, o vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor José Augusto presidiu a Santa Missa do 31º domingo do Tempo Comum, no 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2.

A Celebração Eucarística teve início pouco mais das 7h30 e foi concelebrada por diversos sacerdotes do Regional. Durante a homilia, o Mons. José Augusto fez questão de enfatizar que, toda palavra antes de ser comunicada deve ser aprofundada mediante a experiência com a Palavra Eterna do Pai, Jesus Cristo. Por hora, partilhou: “o mundo passa pelo descaso e nós não podemos caminhar à revelia do Evangelho, mas aprender a submeter-se a esta Palavra para melhor comunicarmos. Assim fez o apóstolo Paulo; a Igreja tem um lugar proeminente neste momento da história, pois olhando para seu passado, como na Idade Média, ela pode sinalizar um horizonte para a humanidade do seu tempo, tanto mais agora que pode alcançar inúmeros ambientes através das novas mídias. Portanto, é preciso levar em conta uma experiência assídua com a Palavra de Deus para sermos verdadeiros comunicadores de uma palavra que gere vida e esperança para a humanidade”, disse o presidente da celebração.

Ao término da Missa, o monsenhor explicou a ausência do arcebispo, que não pode estar presente devido a uma atividade em Roma, mas que enviou sua bênção e contentamento pela feliz realização do 4º Muticom na Arquidiocese de Maceió. Mutirão este que reuniu todas as 21 dioceses do Regional Nordeste 2.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

08 - Seminários do 4º Muticom atraem congressistas, com temas muito pertinentes a realidade comunicacional.

O último dia do 4º Muticom foi marcado pela realização de oito seminários, tendo como finalidade aprimorar a reflexão crítica acerca de temas ligados a comunicação. As temáticas foram: Educomunicação; Mística do Comunicador Cristão; Aplicação do Marketing Político na Igreja Católica; Utilização de Redes Sociais em Campanhas de Evangelização; A Influência da Indústria Cultural na Sociedade; Comunicação Integrada a Serviço da Igreja Católica; Cibersacro: novas relações entre os jovens católicos e a cibercultura; e Comunicação e Cidadania.

O seminário “Utilização de Redes Sociais em Campanhas de Evangelização” atraiu muitos congressistas, especialmente a juventude, que foi presença maciça no 4º Muticom. Tal temática teve a mediação da jornalista Ir. Joana Puntel, pós-doutora em Comunicação, que afirmou: “a nova evangelização dependerá muito da utilização das redes sócias digitais interativas. Nelas, a evangelização deve estar preparada para essa nova modalidade de educar-se e viver a vida cristã”. Para o jovem Emanuel Rodrigues, membro do EJC da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande/PB, “essa reflexão vem fortalecer aquilo que a gente vive no dia a dia, quando da utilização das redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter etc., que devem ser utilizadas não apenas para o entretenimento, mas, principalmente, para a evangelização”, disse Rodrigues.

Outra temática juvenil foi o seminário “Cibersacro: novas relações entre os jovens católicos e a cibercultura”, ministrado pelo seminarista Rodrigo Rios, jornalista e especialista em Cultura e Meios de Comunicação. “O objetivo desta temática foi tentar promover nos participantes o interesse pela busca do sagrado no ciberespaço, de acordo com os desafios da pós-modernidade. Não obstante, o feedback do público foi muito positivo, tanto é que o pessoal demonstrou interesse em aprofundar o tema, para evangelizar no ciberespaço munido de uma nova gramática nestes tempos hodiernos”, conclui Rios.

Todos os seminários tiveram uma ressonância bastante positiva, o que fez do 4º Muticom um verdadeiro espaço de discussão crítico-reflexivo a cerca de temáticas comunicacionais do tempo presente.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

09 - Rádio Imaculada Conceição de Maceió faz cobertura do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB.

Desde quando foi pensado o 4º Muticom, os responsáveis da Rádio Imaculada Conceição 1320 AM, até então Rádio Milênio de Maceió, se dispuseram em colaborar na realização do evento, devido à parceria entre a Milícia da Imaculada e a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió.

Na programação da Rádio, era evidente o destaque dado ao 4º Muticom, seja pelas vinhetas que iam ao ar constantemente, seja pelos locutores, que faziam questão de divulgar esse grandioso evento de comunicação para o Regional e a Arquidiocese de Maceió. Segundo Maria Sanmarchi, Missionária da Imaculada Padre Kolbe, “a presença da Milícia da Imaculada em Maceió, através da Rádio Imaculada Conceição, tem como objetivo caminhar com a Igreja local, pois visamos participar de uma experiência de Igreja que se abre para o mundo através dos meios de comunicação. Daí, portanto, não poderia ser diferente na cobertura deste 4º Muticom, visto que a Igreja que está no Regional Nordeste 2 tem seu jeito próprio de fazer comunicação, que por sinal é muito bom, e precisa ser propagado”, destacou.

O 4º Muticom, que ocorreu de 28 a 30 de outubro, trouxe a Maceió para assessorar as temáticas “Rádio Jornalismo” e “Comunicação e Cidadania”, a jornalista Imaculada Del Padre, da Rede Milícia Sat, cerca de 80 emissoras que retransmitem a programação produzida pela Milícia da Imaculada . Quanto à opinião sobre a cobertura do evento pela Rádio, comentou a jornalista: “é sempre bom ter a participação e o envolvimento de uma emissora de rádio num evento como esse, principalmente no caso da Rádio Imaculada Conceição, que tem uma grande audiência aqui na região. Percebi que foi grande o envolvimento, a atenção e o carinho demonstrados por todos os funcionários da Emissora no mutirão. O empenho de cada membro da nossa equipe foi muito grande”.

Em se tratando da cobertura ao vivo, “dentro dos seus limites de tempo, horário de programação e articulação de funcionários, a Emissora realizou um excelente trabalho, inclusive por transmitir no sábado pela manhã, o programa ao vivo - direto do local do evento, levando ao conhecimento do ouvinte os acontecimentos do mutirão e toda a emoção desencadeada por ele, demonstrada através das entrevistas realizadas pelo nosso Locutor Roberto Santos (Beto)”, acrescentou Del Padre.

Emissora

A Rádio Imaculada Conceição 1320 AM pertence a Milícia da Imaculada – Associação de fiéis, pública e internacional de Direito Pontifício, cuja sede no Brasil está em São Bernardo do Campo (SP), que mantém a Rede Milícia Sat. A Emissora está em Maceió a cerca de seis anos, mantida por doações espontâneas de seus colaboradores, que recebem mensalmente a revista O Mílite com conteúdo evangelizador-formativo. Você pode sintonizá-la pelos portais abaixo e tornar-se um mílite colaborador, a fim de que o Evangelho continue sendo difundido pelas ondas do rádio.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

10 - 4º Muticom tem avaliação positiva por parte de assessores e participantes do evento.

Tanto os renomados assessores quanto os participantes do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB avaliam de modo muito positivo toda a condução do evento que ocorreu na capital das Alagoas, de 28 a 30 de outubro, no Colégio Santa Madalena Sofia.

Segundo a Irmã Elide Maria Fogolari, assessora do Setor de Comunicação da CNBB, “foi uma alegria imensa ter participado do 4º Muticom desse regional. Trago a impressão de um verdadeiro mutirão de comunicação. Já esperava que o evento fosse assim, pois, no tocante à comunicação, o Nordeste 2 da CNBB constitui o regional mais articulado, e isso se confirma com a presença de todas as 21 dioceses que participaram do evento”, destacou a religiosa.

Para a jornalista Imaculada Del Padre, da Rede Milícia Sat, e uma das assessoras do 4º Mutirão, “foi uma experiência muito gratificante a minha participação nesse Muticom, por dois motivos: O primeiro é por ter sido esta a primeira vez que participei como assessora de um evento de tamanha importância. E o segundo motivo é a minha alegria por esse evento ter sido num Estado do Nordeste do nosso País, onde a realidade é significativamente diferente da de São Paulo onde atuo como jornalista”. Quanto à organização do evento, diz Del Padre: “me chamou a atenção a boa articulação do mutirão em si, dos organizadores, o envolvimento e o zelo daqueles que trabalharam para que todos os detalhes fossem realizados a contento. Tudo me pareceu bem articulado e organizado, desde a escolha dos assuntos das oficinas e seminários, até a nossa acolhida”.

Opiniões semelhantes tiveram os congressistas. Paulo Roberto, radialista, membro da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Penedo (AL), “a experiência desses dias foi muito gratificante, pude aprimorar meus conhecimentos e conhecer outras realidades; um aprendizado que levarei para meu dia-a-dia na profissão que exerço e na missão que desenvolvo na Pascom”, diz Roberto. Não obstante, Cláudia Simone, membro da Pascom da Diocese de Guarabira (PB), comentou: “o 4º Muticom me deixou muito feliz pelo fato de perceber que a comunicação é hoje uma preocupação da Igreja, e nesses dias pude ver um público bastante interessado e comprometido com esta missão”.

Ao fim do 4º Muticom cada participante recebeu um folheto de avaliação para discorrerem sua opinião quanto ao evento e, assim, auxiliar na realização do próximo, a ser realizado em 2014 na Diocese de Campina Grande, no estado da Paraíba.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

 

11 - 4º Mutirão de Comunicação reúne comunicadores de todas as dioceses do Regional Nordeste 2.

A cidade de Maceió se tornou sede do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, um evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre fé e cultura, durante os dias 28 a 30 de outubro deste ano. Cerca de 400 pessoas de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram do Muticom que abordou sobre “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.

Na abertura, a religiosa Joana Puntel, pós-doutora em comunicação, realizou a conferência sobre o tema geral e afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos presentes.

O sábado foi reservado à participação de 14 oficinas que ocorreram simultaneamente, sendo assessoradas por diversos comunicólogos de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variadas formas de pastoral.

Ações de destaque

O 4º Muticom teve como um dos marcos principais o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2. A iniciativa está sob a tutela de Mayara Renata, Assessora de imprensa da CNBB NE 2, com sede em Recife (PE), da jornalista Márcia Marques, Diocese de Campina Grande e do Seminarista e webdesigner Jerônimo Pereira, Alagoas.

O próximo Mutirão de Comunicação Regional será realizado em Campina Grande (PB) no ano de 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre este evento e neste mesmo ano acontece o Mutirão de Comunicação Nacional na Arquidiocese de Natal (RN).

Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.

"Assumir o Regional é uma grande responsabilidade que a faço como muito carinho; pois há co-responsabilidades na articulação, já que irei trabalhar com muitas pessoas competentes, oriundas de realidades diversas. Sei que tudo irá dar certo por conta do amor visível das mesmas a esta missão”, relata a nova Articuladora.

Fonte: Rodrigo Rios – MteAL
Assessoria de Imprensa.

 

 

 


 

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL