Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

03/06/2014 13h02

A copa do mundo e o Reino de Deus

Há uma efervescência no Brasil. Durante longos 30 dias, ou mais, somente respiraremos copa do mundo. Que ganho há nisso? Quais serão as nossas conquistas? E as nossas vitórias, onde as encontraremos? Falando sério, quais serão os nossos lucros? Ou, o que colheremos com a tão esperada Copa 2014?

Faltam poucos, pouquíssimos dias, como é sabido, para copa do mundo. E o país já entra de cabeça num profundo ritmo por demais acelerado. Somos empurrados para isto. O tempo todo gritam para ouvirmos bem que a copa está chegando. Que vem aí o grande mundial do futebol. Há música cantada por diversos artistas, mas parece um hino, que nos convidam para o evento. Os canais de televisão voltam seus holofotes para o mundial esportivo, nos condicionando, assim, também para ele. Os grandes e pequenos centros urbanos nos instigam a comprar quaisquer objetos e vestuários ligados ao evento do futebol prestes a acontecer. Sinais do antirreino, contrários à vontade de Deus.

Por outro lado, se prestarmos bem atenção, os problemas do Brasil, gigante país, parecem que não existem mais. Podem observar, ninguém noticia mais coisa ruim, tipo: crise na saúde com hospitais superlotados, falta de médicos e de remédios; carteiras e cadeiras sem condições de uso nos colégios públicos ou escolas prestes a cair; e a violência, essa, nesses últimos dias, parece ter perdido a sua força avassaladora. Sinais do antirreino, contrários à vontade de Deus.

No país do faz-de-conta, nesse período, tudo anda bem. Parece incrível. Mas é a mais pura verdade. Cessaram-se todos os problemas e aflições, tudo, agora, é só futebol. Não há tempo para pensar em outra coisa, pensar no outro. Todos os nossos muitos compromissos foram antecipados, compactados ou adiados para depois da copa. A nação brasileira, daqui a pouco, entrará no ritmo frenético e fanático do futebol. Sinais do antirreino, contrários à vontade de Deus.

Que fique bem claro: não somos contra a copa do mundo. Pois o futebol, como prática desportiva tem o seu real valor e dignidade. Somos contra a forma, a metodologia utilizada para realizar o evento de grande porte mundial. Somos contra os altos e escandalosos investimentos para a edificação de estádios que se tornarão (logo, logo), verdadeiros elefantes brancos, perdidos no tempo e no espaço, sem nenhuma utilidade. Sinais do antirreino, contrários à vontade de Deus.

Muito pelo contrário. Somos a favor de investimentos para copa do mundo desde que não esqueçam de tratar as grandes e graves mazelas por que passa o povo brasileiro, sempre ferido na sua dignidade de filhos de Deus, de pessoa humana, de gente. Somos a favor de investimentos para a copa do mundo desde que não esqueçam a multidão que pede educação, saúde, emprego e moradia, vida justa, vida digna. Sinais, sim, do reino de Deus.

Portanto, que venha a copa, que os nossos jogadores deem show de bola. Mas o verdadeiro show de bola que o Brasil deveria dar e deseja é a qualidade de vida de seus brasileiros. Show de bola seria vencer, passo-a-passo, os altos índices de desigualdades sociais. E honrar seus compromissos com o povo sofrido e cansado desse nosso Brasil. Povo que vem sendo esmagado pela ganância, pela corrupção e pelo egoísmo desenfreado, frutos do maldito pecado. Sinais do antirreino, contrários à vontade de Deus.