Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Blogs

Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

02/05/2013 03h39

Como Viver Bem 2013?

Antes de tudo, não somos pagãos. E não vamos começar o ano fazendo simpatias.

Chegamos, com alegria e muita fé, ao ano 2013 da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante desta realidade, devemos, e muito, agradecer sempre a Deus pelo ano que passou.

Agradecer pelos ganhos, mas também pelas perdas. Agradecer pelas conquistas, mas também pelas derrotas. Agradecer pelos momentos de alegria, mas também pelas tristezas. Enfim, agradecer por tudo o que aconteceu e vivenciamos em 2012.

Mas, diante do novo, 2013, qual deve ser a nossa postura? Mas para o ano que já estamos mergulhados, o que pretendemos? Quais são as nossas perspectivas para vivermos, com toda potencialidade, 2013? Ou melhor, como viver bem 2013?

Não são perguntas simples de responder. Não são perguntas profundamente complexas. Mas devem nos levar a uma séria reflexão, a um profundo pensar. Pensar sobre a nossa postura neste ano. Pensar sobre as nossas ações e iniciativas. Tarefa um tanto difícil, mas necessária.

Antes de tudo, não somos pagãos. E não vamos começar o ano fazendo simpatias. Nem tomando banho disso ou daquilo. Nem levando ou cruzando nossas roupas e utensílios em lugares que não são de Deus. Não vamos fazer pactos nem alianças com o mal para termos um ano de felicidades e facilidades.

Começar o ano bem não é começar o ano com o “pé direito”, pois ele poder tropeçar, quebrar ou torcer. Começar o ano bem não é começar o ano com “muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender”. Erra, e feio, quem pensa assim. Peca, e muito, quem canta assim. Dinheiro não é sinônimo de plena felicidade. Saúde não é tudo. Há muitos que possuem muita saúde, mas não sabem administrá-la.

Somos cristãos, seguimos a Cristo. E esse é, acima de tudo, o grande diferencial de nossas vidas. Seguimos a Jesus, o Senhor, que derramou o seu precioso sangue na cruz para nos dar vida nova, vida plena, sem rugas nem manchas. Somos cristãos, somos, em síntese, de Deus.

E aí mais uma vez vem a pergunta: como viver bem 2013? A resposta é imediata, é prática. Para viver bem o ano de 2013 é preciso estar e somente estar unido a Cristo, pertinho e juntinho d’Ele. Não há outra resposta, não há outro antídoto.

Mas como estar pertinho e juntinho de Cristo? Pela oração. Todo cristão deve tomar consciência que para unir-se a Jesus é preciso rezar e rezar muito. Não existe outro meio nem outra fórmula. Não existe outro método.

Por sua vez, esta oração, ou melhor, vida de oração consiste na oração diária. Na participação na vida sacramental: confissão e eucaristia. Meditação constante da Palavra de Deus. Reza do terço e do ofício de Nossa Senhora. Devoção aos santos e místicos da Igreja. Retiros e momentos de profunda espiritualidade, nunca de espiritualismos.

Pronto. Não tem muito segredo não. Com esmerado esforço, afinco e resignação, podemos, sim, atingir a meta. São práticas, as citadas, possíveis e realizáveis. Deus nos ajuda, o Espírito de Cristo nos impulsiona.

Cristãos, preocupemo-nos, muito em viver bem 2013. Malhando mais a alma, pela oração, que o corpo. Aplicando em nossas vidas, não os cosméticos da moda, da onda, mas as riquezas e graças do céu que Deus derrama abundantemente sobre nós.

Portanto, pensemos e pratiquemos isso e seremos literalmente felizes.

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL