Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Blogs

Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

13/12/2012 18h58

Somos Todos Também Missionários

Missão tem muito haver conosco, ou melhor, tem tudo haver conosco. Somos todos, pela graça do santo batismo, missionários.

  

            Eis que estamos no mês de outubro, pertinho do fim do ano. Daqui a pouco é natal. Daqui a pouco estaremos desejando, aos que encontrarmos, um feliz e abençoado natal. Daqui a pouco entraremos num novo ano.

Devemos lembrar que o mês de outubro não é, para nós cristãos, um mês comum como qualquer outro, pertinho do fim do ano. Mas é um mês especial, é um mês singular na Igreja, pois celebramos, sempre rezando, o mês das missões.

Missão tem muito haver conosco, ou melhor, tem tudo haver conosco. Somos todos, pela graça do santo batismo, missionários. Pois ser missionário é ser anunciador em terras próximas e distantes da mensagem salvífica de Cristo, da mensagem do evangelho, boa nova que liberta o homem por inteiro das amarras do mal, do pecado.

Ser missionário é missão de todos os homens e mulheres, nas mais distintas faixares etárias da vida. Ser missionário é missão de todos aqueles que ouvem o anúncio da Palavra. Ser missionário é dever de todos nós, que comungamos do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo em cada Eucaristia.

Missão, na Igreja, não é coisa para alguns. Missão, na Igreja, não é coisa para apenas padres e freiras. Missão, na Igreja, não é privilégio de alguns. Porém é algo próprio de todos nós que, um dia, fomos batizados, recebemos a graça de Cristo que tomou a nossa vida e nos fez homens novos.

Infelizmente, quando ouvimos falar de missão, na Igreja, achamos que é algo para os outros, nunca para nós. Infelizmente, quando ouvimos falar de missão, na Igreja, achamos que é para gente que sai de casa para outros países, terras bem longe, bem distantes de nós.

No passado, pensávamos que missão deveria ser sempre realizada em lugares longínquos, em terras de gente aparentemente pobre e sem cultura. Pensávamos que era necessário viajar muito para anunciar a boa nova de Jesus.

Hoje, diferentemente do passado, encaramos o fazer missão de um modo novo, de um jeito novo. Pois fazer missão é levar Jesus ao outro por meio da Palavra que dá pleno sentido à vida. Palavra poderosa, que transforma o homem, que tem o poder de transformar o homem por dentro e por fora.

Fazer missão se faz, por primeiro, pelo testemunho da vida. Vida coerente, vida marcada por um desejo imenso de seguir a Jesus de verdade, na dor ou na alegria, em meio às lágrimas e amargas situações da vida, quando chove ou quando faz sol.

Fazer missão também designa anúncio daquela Palavra proclama insistentemente por Jesus, o Evangelho. O Evangelho é palavra cheia de amor, que vivifica, que traz a luz, que é o próprio Cristo: caminho, verdade e vida.

Fazer missão é anunciar, Jesus, o Senhor. Devemos anunciar Jesus, fazer missão, nas nossas famílias, nas escolas, nos locais de trabalho profissional, nos ambientes de lazer, enfim, em todos os lugares onde marcarmos presença.

Portanto, fazer missão é dever meu, seu e nosso. Façamos missão anunciando a eterna novidade, que não caduca, nem envelhece: Jesus de Nazaré. Façamos missão, levemos Jesus aos homens e mulheres, ovelhas tristes e abatidas. Façamos missão, pois somos todos também missionários.

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL