Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Blogs

Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

06/08/2012 16h01

Vocação: Deus nos chama (1)

Chamado e serviço possuem uma afinidade incrível. Somos chamados por Deus para servir. Não para ficarmos parados, inertes, estáticos, olhando para céu.

 

A Igreja, catequeticamente, nos faz recordar, rezando, no mês de agosto, as vocações. Já sabemos que a palavra vocação significa chamado. Pois responder à vocação significa responder a um chamado. Alguém chama, alguém nos chama para algo, para realizar alguma coisa. Deus nos chama.

Sim. É Deus, nosso Senhor, que nos chama, nos faz um convite todo especial e singelo para segui-Lo. Ele nos chama para estar mais perto d´Ele, mais próximos, pertinhos; debaixo de seus olhos, sob o seu constante e amoroso olhar.

Mas Deus nos chama para servir, servi-Lo. Chamado e serviço possuem uma afinidade incrível. Somos chamados por Deus para servir. Não para ficarmos parados, inertes, estáticos, olhando para céu.

Chamados somos para servir a Deus anunciando o Reino, o Reino novo, um tempo novo, com um jeito todo novo de ser, do jeito de Jesus. É Jesus quem nos ensina o modo de responder ou corresponder ao chamado que Deus nos faz. É Jesus que nos dá as pistas para um sincero e autêntico seguimento. É somente recordar o Evangelho.

Certo. Deus nos chama para servir e esse serviço se manifesta quando anunciamos a Boa Nova do Reino de Deus, nunca dos homens, nunca segundo os preceitos e parâmetros humanos ou mundanos.

Servir é anunciar sem apego, atento e disponível. Às vezes servimos pouco ou servimos mal quando possuímos muitos apegos: a coisas, a pessoas, a minguadas ideologias que não são as de Jesus. Às vezes servimos de modo desatento, quando nos impressionamos com as falsas e falhas belezas deste mundo. Às vezes servimos mediocremente quando não nos colocamos literalmente disponíveis.

Deus nos chama e por meio desse chamado somos convidado a dar sentido à vida dos outros. Não por meio de nossas pobres palavras; não por meio de nossas próprias forças; não por meio de nossa intelectualidade ou capacidade de organizar, gerenciar ou administrar coisas ou pessoas. Mas por meio de sua Graça.

Deus nos chama para servir. E esse chamado é manifestado quando nos deixamos ser canais, canais da Graça, da sutil Graça de Deus. Deus nos chama para servir. E esse chamado se dá quando estamos totalmente abertos para Deus, semelhante à Santíssima Virgem: “Eis aqui a Serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

Deus nos chama, nos forma e nos envia para a missão. Deus nos chama para a missão. Missão é algo inquestionável, pois fazemos missão quando anunciamos, de verdade, a Palavra de Jesus. Quando levamos ao outro a Boa Notícia que conduz à conversão, isto é, mudança radical de vida.

Deus nos chama e nos envia para a missão. Fazer missão é algo muito nobre, é anunciar o tempo da Graça de Deus que se manifesta generosamente na vida humana. Logo, nunca fazemos missão quando fazemos muito barulho, nunca quando juntamos muita gente, nunca quando somente reunimos pessoas.

 

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL