Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

06/08/2012 16h01

Vocação: Deus nos chama (1)

A Igreja, catequeticamente, nos faz recordar, rezando, no mês de agosto, as vocações. Já sabemos que a palavra vocação significa chamado. Pois responder à vocação significa responder a um chamado. Alguém chama, alguém nos chama para algo, para realizar alguma coisa. Deus nos chama.

Sim. É Deus, nosso Senhor, que nos chama, nos faz um convite todo especial e singelo para segui-Lo. Ele nos chama para estar mais perto d´Ele, mais próximos, pertinhos; debaixo de seus olhos, sob o seu constante e amoroso olhar.

Mas Deus nos chama para servir, servi-Lo. Chamado e serviço possuem uma afinidade incrível. Somos chamados por Deus para servir. Não para ficarmos parados, inertes, estáticos, olhando para céu.

Chamados somos para servir a Deus anunciando o Reino, o Reino novo, um tempo novo, com um jeito todo novo de ser, do jeito de Jesus. É Jesus quem nos ensina o modo de responder ou corresponder ao chamado que Deus nos faz. É Jesus que nos dá as pistas para um sincero e autêntico seguimento. É somente recordar o Evangelho.

Certo. Deus nos chama para servir e esse serviço se manifesta quando anunciamos a Boa Nova do Reino de Deus, nunca dos homens, nunca segundo os preceitos e parâmetros humanos ou mundanos.

Servir é anunciar sem apego, atento e disponível. Às vezes servimos pouco ou servimos mal quando possuímos muitos apegos: a coisas, a pessoas, a minguadas ideologias que não são as de Jesus. Às vezes servimos de modo desatento, quando nos impressionamos com as falsas e falhas belezas deste mundo. Às vezes servimos mediocremente quando não nos colocamos literalmente disponíveis.

Deus nos chama e por meio desse chamado somos convidado a dar sentido à vida dos outros. Não por meio de nossas pobres palavras; não por meio de nossas próprias forças; não por meio de nossa intelectualidade ou capacidade de organizar, gerenciar ou administrar coisas ou pessoas. Mas por meio de sua Graça.

Deus nos chama para servir. E esse chamado é manifestado quando nos deixamos ser canais, canais da Graça, da sutil Graça de Deus. Deus nos chama para servir. E esse chamado se dá quando estamos totalmente abertos para Deus, semelhante à Santíssima Virgem: “Eis aqui a Serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).

Deus nos chama, nos forma e nos envia para a missão. Deus nos chama para a missão. Missão é algo inquestionável, pois fazemos missão quando anunciamos, de verdade, a Palavra de Jesus. Quando levamos ao outro a Boa Notícia que conduz à conversão, isto é, mudança radical de vida.

Deus nos chama e nos envia para a missão. Fazer missão é algo muito nobre, é anunciar o tempo da Graça de Deus que se manifesta generosamente na vida humana. Logo, nunca fazemos missão quando fazemos muito barulho, nunca quando juntamos muita gente, nunca quando somente reunimos pessoas.