Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

31/05/2012 21h11

Coração Santo, Coração de Jesus

Neste tempo bendito, o povo de Deus, cheio de fé, exultando de alegria e com um coração profundamente devotado canta os louvores ao Coração, Sagrado Coração que tanto amou o mundo.

Vale ressaltar que nesta festividade não se quer celebrar um órgão do corpo humano, do corpo de Jesus, mas um coração riquíssimo de amor, repleto de sentimentos de perfeição, explêndido em doar-se em favor do outro, e, sobretudo, capaz de dar a vida.

Ao celebrarmos o Coração de Jesus, recordamos demasiadamente que Deus é amor, o Pai é puro amor. Nos amou em profusão, nos amou em Jesus, onde? Na cruz. Sim, a cruz é o grande e perfeito sinal de que Deus nos amou sem limites, sem pensar em ganhos e lucros. Deus simplesmente nos amou insistentemente.

“Eis um Coração que tanto amou o mundo”. Eis um Coração que se entregou por nós, nos amou: Jesus. Por meio dele, nós, todos nós que pelejamos neste mundo, voltamos a Deus, melhor, nos reconciliamos com Ele, retornamos ao seio santíssimo do Pai.

Que bom saber que o Sagrado Coração de Jesus tem o santíssimo poder de nos fazer retornar a Deus. Somos de Deus, fomos criados por Ele e a nossa vida somente terá êxito, felicidade e alegria se estivermos ligados, conectados mesmos a Ele. Não somos órfãos, temos um grande Coração, enorme Coração que se derramou, que se derrama de amor por nós.

Somos ricos, riquíssimos pois temos Jesus, o Sagrado Coração de Jesus que exageradamente é apaixonado por nós. Que se encantou por nós, uma humanidade perdida, defeituosa, caduca e tímida. Mas foi por essa mesma humanidade, com tantos defeitos e imperfeições, que Ele, Jesus, Coração Santo, se derramou na cruz, se derramou de amor.

Diante de tanta bondade do Santíssimo Coração, o que nos resta fazer, o que nos resta dizer? Resta-nos apenas se deixar conduzir, guiar, nortear pelo Coração que para nós se tornou um grande encanto. “Coração Santo, Tu reinarás, Tu nosso encanto, sempre serás”.

Sim, deixar-se encantar na vida por Jesus deve ser a nossa meta, o trilhar de todo cristão. Encantamo-nos por Jesus quando somos capazes de reconhecer as nossas limitações e fraquezas cotidianas. Encantamo-nos por Jesus quando nos inclinamos com um coração misericordioso para perdoar aquele que nos feriu, nos machucou e nos fez sofrer.

Portanto, num mundo carente de tanta atenção, carinho e amor, empenhemo-nos em amar. Não com aquele amor do filme, do romance, da novela. Mas sobremaneira com o amor que brota, que jorra do Sagrado Coração de Jesus.