Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Blogs

Pe. Valmir Galdino - Espiritualidade

20/04/2012 07h41

Páscoa: Festa da Ressurreição do Senhor

A páscoa de Cristo nos revitaliza, nos revigora para enfrentarmos as pendências deste mundo pagão, sem Cristo, que nos faz sofrer.

 

Toda a Igreja, Igreja Católica, celebra nestes dias a Ressurreição do Senhor. Fato único que marcou a nossa história. Fato único que dá sentido ao nosso ser cristão. Somente somos cristãos porque Cristo Jesus ressuscitou, venceu a morte e todo tipo de miséria que possa aflingir ou agoniar a humanidade.

 

Cristo Ressuscitou realmente, aleluia. Essa é a exclusiva motivação para percorrermos os passos de Cristo. Cristo Ressuscitou e por isso não podemos desistir do Reino d´Ele. Não podemos cruzar os braços, nem desanimar.

 

A ressurreição de Jesus é sinal da nossa vitória. Mas que vitória é esta? A vitória em todas as dimensões da nossa vida: no campo econômico, afetivo, profissional, familiar, social, acadêmico e por aí vai. Pois todos os dias enfrentamos problemas, impasses, isto é, muitas dificuldades.

 

Daí dizer, com muita precisão, que Cristo Ressuscitado é a única motivação da nossa vida. Sem Ele a vida perde o seu sentido, o gosto. A certeza da Ressurreição de Cristo Jesus ilumina a nossa existência, a nossa acabrunhada vida: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 20).

 

Por isso, que coisa boa é saber que a Ressurreição de Jesus Cristo nos ilumina, que somos “contaminados” e alcançados pela graça da vida nova conquistada por meio de sua morte e ressurreição. A páscoa de Cristo nos revitaliza, nos revigora para enfrentarmos as pendências deste mundo pagão, sem Cristo, que nos faz sofrer.

 

Neste mundo não somos uns sem sentido, que nascemos para o sofrimento. Não, de jeito nenhum. A nossa existência tem razão de ser, é Cristo. Somente Ele e não há outro: “N'Ele vivemos, nos movemos e existimos” (At. 17,28). E essa é a causa de celebrarmos gloriosamente a Páscoa.

 

Ao celebrarmos a Ressurreição do Senhor celebramos a razão da nossa identidade cristã, porque pela ressurreição de Cristo fomos restaurados para a vida, vida eterna. Ao celebrarmos a Ressurreição do Senhor tomamos consciência que a nossa vida encontra o seu ápice, seu ponto mais alto n'Aquele que ressuscitou da morte.

 

Desse modo, não custa nada lembrar: se estamos cansados, tristes e abatidos; se perdemos o sabor pela vida: se a dificuldades nos tira o prazer de viver, lembremos que Cristo Jesus, o Senhor Resssuscitado, já levou tudo isto, todas as mazelas da vida sob a sua dolorosa e pesada Cruz.

 

Não é pra desanimar, nem desistir. Cristo Jesus, de fato, e não é invenção de alguns, nos revitaliza com a sua ressurreição: “Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue... e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus” (Ap. 5,9-10).

 

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL