Dom Edvaldo - Atualidades da Igreja

09/11/2013 16h30

Os bispos com a juventude

"Ide, sem medo, para servir!"

Foto de divulgação da internet

Precioso legado nos deixou o Santo Padre o Papa Francisco quando, na recente Jornada Mundial da Juventude no Rio, conclamou a Igreja a ter especial atenção para com os idosos e a juventude. Ele dizia: “as pontas extremas da existência humana...”
Atentos a essa recomendação do Pontífice e como um dos frutos para a nossa região da Jornada da Juventude, os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (RN¸PB,PE e AL) dedicaram sua Assembléia Regional ao tema:”Evangelização da Juventude”, tomando por lema a frase bíblica “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Evangelho de Mateus, 28,19).
Foram três dias de trabalhos, precedidos do encontro fraterno e particular dos bispos do nordeste, no convento de Ipuarana, Lagoa Seca, diocese de Campina Grande. Excelente assessoria foi o serviço prestado aos bispos, assessores da juventude e jovens, pelo bispo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, salesiano, presidente da Comissão de pastoral da juventude da CNBB. Duas publicações da CNBB orientaram os trabalhos, conduzidos por Dom Eduardo: o estudo “Pastoral Juvenil no Brasil – identidade e horizontes”; e o documento nº 85: “Evangelização da juventude”.
Através dos resultados dos trabalhos realizados pelos grupos de cada diocese e apresentados no último dia, ficou evidente a necessidade de uma comissão para pensar a formação de assessores da pastoral juvenil em âmbito regional. Todas as dioceses acentuaram a necessidade de formação dos assessores da juventude. Uma diocese sugeriu a redação de um subsídio em três eixos: VER – a realidade juvenil nos seus aspectos humano-afetivos e de liderança; ILUMINAR – com a Palavra de Deus na Bíblia e no Magistério da Igreja; AGIR, atendendo à realidade do jovem nordestino, seus anseios e necessidades.
Outra carência notável que foi diagnosticada em nosso regional pela Assembléia é a referente à pastoral universitária. Não temos pessoas habilitadas para esse trabalho, não temos formação de autênticos líderes cristãos, que por certo saem das universidades, enfim não temos uma autêntica e vigorosa pastoral universitária, apesar dos merecidos esforços de vários movimentos de formarem uma Nova Universidade, que será a Universidade onde Cristo reine soberano e os princípios da ética cristã sejam vividos e respeitados.
Que a palavra ardente e fervorosa do bispo de Roma ecoe no coração e na vida de nossos Jovens: ”Ide, sem medo, para servir!”