30/05/2012 11h54

Shalom: Do Brasil para o mundo

Shalom recebeu a aprovação definitiva de seus estatutos pela Santa Sé

Diácono Rodrigo Rios

Recentemente, ainda este mês, a Comunidade Católica Shalom recebeu a aprovação definitiva de seus estatutos pela Santa Sé. Para nós brasileiros, isto é muito significativo. A Comunidade nasceu há 30 anos, na cidade de Fortaleza (CE), e hoje conta com mais de dois mil membros em mais de 10 países, na América, África, Europa e Oriente Médio. É de impressionar ver uma obra começada aqui, no Nordeste do Brasil, ter alcançado proporções tão imensas. Mais impressionante é ver que a Igreja, ao reconhecer definitivamente seus estatutos, confirma seu carisma tão jovem. É como se dissesse: “Este é um dom para toda a Igreja, quem quiser seguir a Nosso Senhor por este viés nós aprovamos”.
Agora, a Comunidade é reconhecida como uma Associação Internacional Privada de Fieis. Já atuava como tal, em suas diversas casas de missão espalhadas pelo mundo. Quando o nosso Papa Bento 16 falou aos peregrinos que estavam em Roma para o reconhecimento, o fez em italiano. Era de se esperar que assim o tivesse feito em português, já que a Comunidade havia surgido no Brasil, mas ao comentar sobre o fato como um homem de Deus, Moysés Azevedo, fundador e moderador-geral da Associação, disse: “Ao escutar a saudação em italiano, vi que a Comunidade não pertence ao Brasil, mas ao mundo, sua internacionalidade demonstra sua universalidade”.
No seu discurso no Pontifício Conselho para os Leigos, o fundador colocava: “Nascidos aos pés de Pedro, temos recebido do Senhor um coração e um olhar católico, isto é, universal. Queremos, em Cristo, abraçar todos os povos, culturas, línguas e nações. Sentimos forte nos nossos corações o grande mandado que Jesus deu à Igreja: ide até os confins da Terra”.
Mas qual a novidade trazida por esta Associação? Em si, a formação da mesma já traz algo de novo, pois é composta por homens e mulheres, alguns casados, outros celibatários e sacerdotes. Todavia, a novidade está em seu carisma: a Paz. O shalom é a paz de que o mundo atual necessita. Quem percorre este caminho descobre que a paz é uma pessoa, o próprio Jesus: Shalom do Pai. E Deus é sempre uma novidade!
A todos os shalomitas, parabéns! E parabéns também a nós, brasileiros!