Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Artigos

24/05/2012 09h38

O que é ecumenismo?

Começou segunda-feira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

http://www.saopedromaceio.com.brParóquia de São Pedro Apóstolo - Ponta Verde
Cônego Dr. José Everaldo Rodrigues Filho

Começou segunda-feira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e que irá decorrer até ao próximo dia de Pentecostes. Para a celebração desta semana foi escolhida a exortação "orai sem cessar" (1Ts 5,17) sublinhando o papel da oração na vida da comunidade dos fiéis. Através do batismo comprometemo-nos a seguir Cristo e cumprir a sua vontade, que Jesus exprime na oração pela unidade. É nesta linha de pensamento que nos surgem os movimentos ecuménicos.
Mas, afinal, o que é o ecumenismo? A palavra oikoumene, proveniente do grego, pertence a uma família de palavras, como:
oikos - casa, habitação;
oikeiotês - relação, amizade;
oikeiow - habitar, reconciliar-se, estar familiarizado;
oikonomeô - administração, encargo, responsabilidade da casa;
oikoumene - terra habitada, universo.
A raiz primeira de onde provêm todos os termos é, pois, oikos, casa, lugar onde se mora, espaço habitável e habitado. Oikoumene, de onde procede diretamente ecumenismo, será o mundo habitado onde coexistem diversos povos, com diversidade de línguas e culturas.
Deste modo, para os helénicos, as perspectivas geográfica e cultural, entrelaçadas, aparecem como o primeiro significado da palavra ecumenismo.
Roma utilizará, depois, a palavra numa perspectiva política, e a "paz romana" será o símbolo da oikoumene, quer dizer, de todos os povos que aceitam viver debaixo da influência do "mundo civilizado", que se identificava com o império romano.
O termo oikoumene aparece também na Bíblia. No Novo Testamento usa-se em 15 ocasiões, recuperando por vezes o sentido de império romano (Lc 2,1). Na carta aos Hebreus (2,5) dá-se ênfase ao carácter transitório da presente oikoumene, para se afirmar a chegada próxima de uma nova e transformada oikoumene, regida por Jesus Cristo.
Com a queda do Império Romano, o termo deixa de ter conotações políticas e passa a ter um sentido exclusivamente eclesiástico: oikoumene é a Igreja universal e designa os concílios que falam em nome de toda a Igreja. A palavra também foi aplicada aos grandes credos da antiga Igreja, por exemplo os "credos ecuménicos" dos apóstolos e de Niceia.
A partir do século XIX e sobretudo no século XX aparece um novo significado para este termo: a universalidade do cristianismo, a vontade de tornar a Igreja "una", de estreitar a comunhão entre todos os crentes em Jesus Cristo. Falar de ecumenismo é falar de unidade: unidade dos cristãos, unidade das Igrejas, unidade da humanidade.
Que Deus uma os cristãos cada dia mais, para que todos creiam através da unidade dos discípulos de Cristo.

Sem comentários! Seja o primeiro!!!
Deixe seu comentário

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL