24/05/2012 09h38

Começou segunda-feira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

http://www.saopedromaceio.com.brParóquia de São Pedro Apóstolo - Ponta Verde
Cônego Dr. José Everaldo Rodrigues Filho

Começou segunda-feira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e que irá decorrer até ao próximo dia de Pentecostes. Para a celebração desta semana foi escolhida a exortação "orai sem cessar" (1Ts 5,17) sublinhando o papel da oração na vida da comunidade dos fiéis. Através do batismo comprometemo-nos a seguir Cristo e cumprir a sua vontade, que Jesus exprime na oração pela unidade. É nesta linha de pensamento que nos surgem os movimentos ecuménicos.
Mas, afinal, o que é o ecumenismo? A palavra oikoumene, proveniente do grego, pertence a uma família de palavras, como:
oikos - casa, habitação;
oikeiotês - relação, amizade;
oikeiow - habitar, reconciliar-se, estar familiarizado;
oikonomeô - administração, encargo, responsabilidade da casa;
oikoumene - terra habitada, universo.
A raiz primeira de onde provêm todos os termos é, pois, oikos, casa, lugar onde se mora, espaço habitável e habitado. Oikoumene, de onde procede diretamente ecumenismo, será o mundo habitado onde coexistem diversos povos, com diversidade de línguas e culturas.
Deste modo, para os helénicos, as perspectivas geográfica e cultural, entrelaçadas, aparecem como o primeiro significado da palavra ecumenismo.
Roma utilizará, depois, a palavra numa perspectiva política, e a "paz romana" será o símbolo da oikoumene, quer dizer, de todos os povos que aceitam viver debaixo da influência do "mundo civilizado", que se identificava com o império romano.
O termo oikoumene aparece também na Bíblia. No Novo Testamento usa-se em 15 ocasiões, recuperando por vezes o sentido de império romano (Lc 2,1). Na carta aos Hebreus (2,5) dá-se ênfase ao carácter transitório da presente oikoumene, para se afirmar a chegada próxima de uma nova e transformada oikoumene, regida por Jesus Cristo.
Com a queda do Império Romano, o termo deixa de ter conotações políticas e passa a ter um sentido exclusivamente eclesiástico: oikoumene é a Igreja universal e designa os concílios que falam em nome de toda a Igreja. A palavra também foi aplicada aos grandes credos da antiga Igreja, por exemplo os "credos ecuménicos" dos apóstolos e de Niceia.
A partir do século XIX e sobretudo no século XX aparece um novo significado para este termo: a universalidade do cristianismo, a vontade de tornar a Igreja "una", de estreitar a comunhão entre todos os crentes em Jesus Cristo. Falar de ecumenismo é falar de unidade: unidade dos cristãos, unidade das Igrejas, unidade da humanidade.
Que Deus uma os cristãos cada dia mais, para que todos creiam através da unidade dos discípulos de Cristo.