05/05/2012 20h46

Primeiro aniversário de celebrações da Misericórdia

O dia 1º de cada mês é o dia da Misericórdia na Arquidiocese

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió
Missa da Misericórdia

Há um ano, Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo Metropolitano de Maceió, presidiu uma missa em ação de graças pela beatificação do papa João Paulo II no local onde o saudoso papa presidiu a celebração da Palavra em sua visita a Maceió, no dia 19 de outubro de 1991. A Área no final do Conj. Virgem dos Pobres, na Orla Lagunar ficou conhecida, popularmente, como papódromo.
Foi na tarde do dia 01 de maio de 2011 que Dom Muniz lançou o desafio profético de lutar para ter o local cedido a Igreja, para construção de um Santuário que receberia o nome de João Paulo II e Irmã Dulce dos Pobres. Ele instituiu o dia 1º de cada mês como o dia da Misericórdia, passando a celebrar mensalmente a Santa Missa no local, contando com o apoio das Áreas do Setor Lagoa da Arquidiocese que organizam a celebrações e do Povo de Deus.
Através de insistentes apelos de Dom Muniz, a Arquidiocese lutou para receber a cessão do terreno, porém após um ano, nada foi feito de concreto pelas autoridades competentes, que deixaram o local abandonado durante anos, com sua estrutura comprometida e servindo de local para que dependentes químicos alimentem seus vícios e traficantes comercializem drogas.
Na tarde e noite, do último dia 01 de Maio, celebrando um ano de atividades religiosa no local, Dom Antônio presidiu a Santa Missa para centenas de fiéis e ressaltou o seu desejo de ter o local como doação, já que é um espaço muito significativo para a Igreja Católica. “Quero comemorar o segundo ano com algo feito, por isso é preciso organizar o espaço começar a construir algo no local”. “Precisamos cuidar desse local que foi oferecido ao Papa para que não seja desvirtuado seu propósito religioso e outra coisa seja construída aqui”. “Os padres da Área devem abraçar o desafio de construir o Santuário com o povo de Deus, arrecadando desde já, material para início da construção”, conclamou o arcebispo.
Por fim, o Arcebispo de Maceió convidou o povo de Deus para a Vigília de Pentecostes, no dia 26 de maio, das 18 às 20h no local e para o próximo dia da misericórdia que será marcado por atividades de saúde, consultas médicas, exames e orientações que serão oferecidas à comunidade carente da região. No final será celebrada a Santa Missa e haverá a distribuição do tradicional mungunzá ou sopa, gentilmente ofertado mensalmente pelas Paróquias da Área Pastoral.