27/02/2012 10h37

O Jornal quase Centenário

Noventa e nove anos do órgão de Comunicação Oficial da Arquidiocese de Maceió.

Editoral do Jornal O Semeador

Tudo começou no dia 02 de março de 1913, um domingo, quando saiu a 1ª edição deste modesto e corajoso diário de 4 páginas, que na época possuía circulação diária.
Surgiu no dinâmico pastoreio de Dom Manoel de Oliveira, 2º Bispo de Maceió (1911 a 1922), que o batizou de O SEMEADOR, fazendo alusão à parábola que Jesus contou nas margens do Lago de Genesaré sobre o semeador que saiu a semear (cf. Lc 8,5-8).
Foi confiando à direção do zeloso e abnegado Cônego Antônio José de Cerqueira Valente, o qual o assumiu 50 anos, codirigido pela preciosa colaboração do Cônego Luís Carlos de Oliveira Barbosa e do Cônego Franklin Casado de Lima.
Quase um século do segundo mais antigo jornal de Alagoas, em uma trajetória emoldurada de muitas sementes lançadas nos meios de comunicação, uma história permeada de valores cristãos e éticos, como também, de muitos registros da história da Igreja da Arquidiocese de Maceió.
Foi sempre fiel a sua vocação de difusão pioneira do Evangelho na imprensa escrita alagoana, desbravando caminhos ao lado de tantos outros periódicos que sobreviveram ou tombaram na história.
Desafios, como no início existem e não deixarão de existir, porém nunca faltou ao nosso Jornal O SEMEADOR, o ímpeto missionário de transmitir as verdades do Reino aos nossos leitores.
Neste período quaresmal de intensa caminhada penitencial, o Jornal O SEMEADOR continuará sua história caminhando conosco, vivendo a conversão, em um combate espiritual, de experiência marcada pelo jejum e escuta da Palavra de Deus.
Com a Igreja no Brasil viveremos a Campanha da Fraternidade, que nos ajudará a vivermos a fraternidade em forma de atitudes concretas trabalhando tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".
Nossa homenagem aos colaboradores, diretores e funcionários das diversas gerações, como também, as paróquias que contribuem com a vendagem de nossas edições.
A Arquidiocese de Maceió incentiva e convoca o Povo de Deus de nossa Igreja local, para adquirir e divulgar este periódico histórico que continua semeando Boas Notícias e colhendo muitos frutos.
Parabéns ao quase centenário Jornal da Arquidiocese de Maceió.