06 a 17/08/2018

Capela no Hospital Universitário
De 14 a 17 de agosto

Irmãos e irmãs,
Vamos juntos celebrar mais uma festa da querida Santa Helena, padroeira do Hospital Universitário. Como nos anos anteriores, refletiremos nas palavras do santo padre, Papa Francisco, por ocasião do Dia Mundial do Enfermo, tendo como tema geral este ano: “‘Eis o teu filho!’ (...) ‘Eis a tua mãe!’ e, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua”. (Jo 19,26-27).

Dia 14 (terça-feira) – 10h30
Tema: “‘Eis o teu filho!’ (...) ‘Eis a tua mãe!’ e, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua”. (Jo 19,26-27).
Estas palavras do Senhor iluminam profundamente o mistério da cruz. Esta não representa uma tragédia sem esperança, mas o lugar onde Jesus mostra a sua glória e deixa amorosamente as suas últimas vontades. O sofrimento indescritível da cruz trepassa a alma de Maria (cf. Lc 2,35), mas não a paralisa. Pelo contrário, lá começa para Ela um novo caminho de doação, como Mãe do Senhor. Na cruz, Jesus preocupa-se com a Igreja e toda a humanidade, e Maria é chamada a partilhar desta mesma preocupação.
Celebrante: Pe. Elison Silva
Coro: Alunos da Ufal
Liderança: Estudantes e professores

Dia 15 (quarta-feira) – 10h30
Tema: Esta vocação materna da Igreja para com as pessoas necessitadas e os doentes concretizou-se, ao longo de sua história bimilenária, numa série riquíssima de iniciativas a favor dos enfermos. Esta história de dedicação não deve ser esquecida. Continua ainda hoje, em todo o mundo. A imagem da Igreja como “hospital de campo”, acolhedora de todos os que são feridos pela vida, é uma realidade muito concreta, porque, nalgumas partes do mundo, os hospitais dos missionários e das dioceses são os únicos que fornecem os cuidados necessários à população.
Celebrante: Mons. Cícero Leite
Coro: Sagrada Família
Liderança: Pacientes e ex-pacientes

Dia 16 (quinta-feira) – 10h30

Tema: Jesus deixou, como dom à Igreja, o seu poder de curar: “Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: (...) hão de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados” (Mc 16,17.18). Ao dom de Jesus corresponde o dever da Igreja, bem ciente de que deve pousar, sobre os doentes, o mesmo olhar rico de ternura e compaixão do seu Senhor. A pastoral da saúde, permanece e sempre permanecerá, é um dever necessário e essencial. Não podemos esquecer aqui a ternura e a perseverança com que muitas famílias acompanham os seus filhos, pais e parentes, doentes crônicos ou gravemente incapacitados.
Celebrante: Pe. Cícero Lenisvaldo
Coro: Homens do Terço
Liderança: Pastoral da Saúde

Dia 17 (sexta-feira) – 10h30
Tema: A memória da longa história da Igreja de serviço aos doentes é motivo de alegria para a comunidade cristã e, de modo particular, para aqueles que atualmente desempenham esse serviço. É preciso olhar o passado sobretudo para com ele nos enriquecermos. Dele devemos aprender: a generosidade até ao sacrifício total de muitos fundadores de institutos ao serviço dos enfermos; a criatividade, sugerida pela caridade, de muitas iniciativas empreendidas ao longo dos séculos; o empenho na pesquisa científica, para oferecer aos doentes cuidados inovadores e fiáveis. Estas orientações devem ser assumidas também pelos cristãos que trabalham nas estruturas públicas, onde são chamados a dar, através do seu serviço, bom testemunho do Evangelho.
Celebrante: Dom Antônio Muniz – Arcebispo metropolitano
Coro: Fazedores da Paz
Liderança: Gestores, funcionários, ex-funcionários e Comunidade em geral

FUNCIONAMENTO DA CAPELA – SEMANALMENTE

Missas – terças-feiras e quintas-feiras – 15h
Missas – quartas-feiras e sextas-feiras – 12h
Trezena de Santo Antônio – terças-feiras (no horário da Santa Missa)
Adoração e bênção do Santíssimo Sacramento – quintas-feiras – Das 14h às 15h
Confissões – após a Santa Missa
Atendimento aos enfermos – comunicar na Capela nos dias de missas.

«Agosto / 2018»

Cadastre-se e receba informativos da Arquidiocese de Maceió