Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Arquidiocese de Maceió | Igreja Missionária e Samaritana

Agenda

04 a 21/01/2018

FESTA SÃO SEBASTIÃO - BRANQUINHA

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO em Branquinha/AL de 12 a 21 de janeiro de 2018

Filhos e filhas,

Branquinha mais uma vez celebrará seu padroeiro São Sebastião, que nasceu na França no ano de 256, indo morar na Itália ainda pequeno. Cresceu e tornou-se capitão da guarda do Império Romano, numa época em que os cristãos eram violentamente perseguidos pelo então Imperador Diocleciano, que governou entre 284 a 305 d.C. Sebastião era cristão, mas escondeu o fato para poder ajudar outros cristãos presos e martirizados. Ele os confortava, fornecia alimentos e diminuía suas penas. O Imperador Diocleciano descobriu e mandou chamá-lo. Diante da confirmação do próprio Sebastião de que ele era cristão, ordenou aos seus soldados que o matassem. Eles o levaram para um descampado, tiraram suas roupas, amarraram-no a um tronco de árvore e lançaram-lhe flechas. Depois foram embora, achando que Sebastião havia morrido. Mais tarde, alguns cristãos foram ao local para sepultá-lo e perceberam que ele ainda estava vivo. Neste grupo que providenciou para que o levassem até sua casa, onde trataram de suas feridas, estava Irene. Algum tempo depois, Sebastião, já curado, foi procurar o Imperador Diocleciano, para lhe dizer que ele estava errado em perseguir os cristãos. O Imperador se assustou, pois o julgava morto, e depois ficou enraivecido com a ousadia de Sebastião. Ordenou aos seus soldados que o espancassem até a morte. Esse testemunho tão rico leva-nos a meditar o tema: “Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus”. II Timóteo 2,3.
Quem não suporta os sofrimentos da vida cristã não pode ser um bom cristão. A esperança em Cristo que venceu todos os sofrimentos por amor, é o nosso impulso maior, para não sermos covardes! Pois, o próprio Jesus afirma: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.” Mt 16, 24.
Tenham uma Santa Festa! São Sebastião, rogai por nós!
Deus abençoe,

Pe. Marcelo Melo


Programação

Dia 12 de Janeiro, Sexta–feira - Abertura das Festividades
18h Carreata (ciclistas, motoqueiros e motoristas) de abertura da festa, saindo da comunidade Nossa Senhora de Fátima (terreno da Igreja-Platô III) até a Paróquia de São Sebastião, onde haverá o hasteamento da bandeira e Celebração Eucarística.
Noiteiros: Secretaria de Transporte, ciclistas, motoqueiros e motoristas /Animação: Coral das Crianças /Grupo responsável: Catequese/Ruas: Dagoberto Omena e Manoel Calado.

Dia 13 de Janeiro, Sábado
18h00 Novena/ 19h Celebração Eucarística
Noiteiros: Secretária de educação e Conselho Tutelar/ Animação: São Sebastião / Grupo responsável: Assentamentos: Zumbi dos Palmares, Eldorado, Flor do mundaú, Santo Antonio da boa vista, Pátio Grande.
Após a missa leilão de pratos.

Dia 14 de Janeiro, Domingo
18h00 Novena / 19h Celebração Eucarística
Noiteiros: Secretaria de Infraestrutura/ Animadores: Jovens /Grupo responsável: Apostolado da Oração/ Ruas: Marechal Floriano Peixoto , Benedito Lopes e Arthur Florêncio.

Dia 15 de Janeiro, Segunda-feira
18h00 Novena /19h Celebração Eucarística
Noiteiros: Secretaria de Assistência Social/Animadores: Seguidores de Cristo/ Grupo responsável: Jovens / Ruas: Conjunto João Lyra e comunidade Santo Antonio.


Dia 16 de Janeiro, Terça-feira
18h00 Novena /19h Celebração Eucarística
Noiteiros: Comerciantes e Secretaria de Esporte e lazer/ Animação: Quarteto/ Grupo responsável: Famílias / Ruas: Dr. Prado Omena, João Augusto de Morais e Otavio Justino.

Dia 17 de Janeiro, Quarta-feira
18h00 Novena / 19h Celebração Eucarística
Animação: Coral Nossa Senhora de Fátima /Noiteiros: Romeiros/Grupo responsáve: Pastoral da criança/Ruas: Platores I,II,III (Comunidade Nossa Senhora de Fátima).

Dia 18 de Janeiro, Quinta-feira
18h00 Novena / 19h Celebração Eucarística
Animadores: Coral São Sebastião/ Noiteiros: Secretaria Municipal de Saúde/ Grupo responsável: Pastoral do Dízimo/ Ruas: Antonio Martins, Eurico Miranda da Costa e Manoel Maia Gomes.

Dia 19 de Janeiro, Sexta-feira
18h00 Novena / 19h Celebração Eucarística
Noiteiros: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Administração e Finanças/ Animação: Coral Jovem /Grupo responsável: Ministros, Coroinhas e Ancilas/ Ruas:Vila São Sebastião,Júlio Maia e Comunidade Rainha da paz. Após a Celebração haverá o tradicional Leilão de Pratos.
Após a missa leilão de pratos.

Dia 20 de Janeiro, Sábado (Dia Solene do Nosso Padroeiro)
09h Batizados (Matriz São Sebastião)
18h00 Novena / 19h Celebração Eucarística
Animação: Todos os Grupos / Noiteiros: Sindicato dos trabalhadores rurais ,Secretária de Agricultura e meio ambiente/Grupo responsável: JM/ Ruas:Amadeu Roberto da Costa,Maria de Lourdes,Manoel Luiz,Areski de Freitas e Fazendas: Kaype (Santa Luzia),Laranjeira, Gitirana e Baixa seca.

Dia 21 de Janeiro, Domingo
10h Leilão de animais
17h Solene Celebração Eucarística. Após a Missa Solene Procissão com a Imagem do Nosso Glorioso Padroeiro o Mártir São Sebastião pelas ruas de nossa cidade. E descerramento da bandeira.
Animação: Seguidores de Cristo/ Grupo responsável: Comunidade em geral

Oração

Glorioso mártir São Sebastião
valoroso padroeiro e defensor
da cidade de Branquinha,
vós que derramastes vosso sangue
e destes vossa vida em testemunho
da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo,
alcançai-nos do mesmo
Senhor a graça de sermos
vencedores dos nossos verdadeiros
inimigos: o ter, o poder e o prazer.
Protegei, com vossa poderosa
intercessão, os filhos desta terra.
Livra-nos de toda epidemia
Corporal, moral e espiritual.
Amém.


Hino

Viva são Sebastião / Viva são Sebastião /Que no meio daquela gente desumana / Resolveu ser um cristão

1. No terceiro século da era cristã, lá estava o império romano,/ ocupado por um homem cruel, pelo nome de Diocleciano./ No governo desse Imperador,/ um jovem era seu soldado./ certo dia através de alguém/ para o grupo de Cristo foi levado.
2. E aquela escolha que fizera,/ ele nunca pensou em desistir,/ ainda que custasse o seu sangue,/ como preço por a Jesus seguir,/ e um dia tal como aconteceu/ com o bom Homem de Nazaré,/ por alguém que se fazia de amigo/ foi traído numa manhã qualquer.
3. Foi levado ao tribunal do império/ a sua voz atingiu proporções,/ falou de amor, de justiça e verdade/ do que eram vazios os corações/ na tortura de uma prisão escura/ se encontrou ate vinte de janeiro/ quando então foi despedido e amarado/ e cravados por flechas o corpo inteiro.
4. Sua morte se fez uma vitoria/ pois sua vida tornou-se uma oblação/ sua luta foi levar adiante o que cristo nos deu por missão/ quanto a nós que queremos ser devotos,/ do autentico são Sebastião,/ será que como ele estamos sendo verdadeiros na luta cristã.

 

 

«Janeiro / 2018»

Cadastre-se e receba informativos da Arquidiocese de Maceió

ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ | Igreja Missionária e Samaritana

Pastoral da Comunicação Cúria: (82) 3223-2732 ou 3021-4001 (07h30 às 14h) Gabinete do Arcebispo: (82) 3326-2321 (8h às 12h) PASCOM: (82) 3326-5458 (8h às 14h) Av. Dom Antônio Brandão, 559 – Farol 57051-190 Maceió – AL